26 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
SAÚDE
Da redação
24/03/2015 05:56
Atualizado
13/12/2018 03:28

Vídeo mostra local que o Airbus caiu matando 150 na França

De acordo com as autoridades francesas, uma hora após a decolagem, o Airbus perdeu altitude, bruscamente e caiu. Veja lista dos maiores desastres da história

Um avião, que transportava 150 pessoas, caiu na manhã desta terça-feira (24) na região Sul dos Alpes franceses e matou todos os passageiros, segundo as autoridades.

A TV francesa gravou video há pouco tempo do local onde o avião caiu e se despedaçou.

A aeronave, do tipo Airbus 320 da empresa alemã Germanwings, decolou de Barcelona, na Espanha, por volta das 5h40 (horário de Brasília) com destino a Dusseldorf, na Alemanha.

De acordo com as autoridades francesas, uma hora após a decolagem, o Airbus perdeu altitude, bruscamente, e saiu do radar. Um sinal de socorro ainda foi emitido.

O presidente da França, François Hollande informou, momentos após a confirmação da queda, que "as condições do acidente, que ainda não foram esclarecidas, levam-nos a pensar que não há sobreviventes".

O local, onde estar o avião, é de difícil acesso e o resgate dos corpos só poderá ser feito com o auxílio de helicópteros.

A tragédia chocou a Europa, uma vez que este tipo de acidente é considerado atípico, pelos técnicos. A maior parte dos passageiros eram alemãs, que voltavam das férias.

Veja os maiores desastres da aviação nos últimos dez anos:


2015
24 de março: Um Airbus A320 da companhia aérea alemã Germanwings cai nos Alpes Franceses, com 150 pessoas a bordo.

4 de fevereiro: Voo 235 da companhia TransAsia cai no Rio Keelung, na cidade de Taipé, em Taiwan. O avião por pouco não acerta carros que trafegavam pela ponte sobre o rio. Quarenta e três das 58 pessoas a bordo morreram.

2014
28 de dezembro: Um Airbus A320 da companhia malaia AirAsia cai no mar, nas proximidades da ilha de Belitung, na Indonésia. Morreram as 162 pessoas a bordo, mas apenas 106 corpos foram recuperados no Mar de Java.

24 de julho: O voo AH5017 da Air Algerie, companhia aérea da Argélia, desaparece quando voava sobre o Mali durante uma tempestade. O McDonnell Douglas MD-83 tinha 116 passageiros a bordo - 51 deles franceses. Não houve sobreviventes.

O desaparecimento do voo MH 370 causou comoção na Malásia e na China
23 de julho: Quarenta e oito pessoas morrem na queda de um voo da TransAsia no mar revolto nas proximidades da ilha de Penghu, em Taiwan. O avião levava 58 pessoas a bordo e caiu no mar na segunda tentativa de aterrissagem no aeroporto local.

17 de julho: O voo MH17 da Malaysia Airlines cai perto de Grabov, na Ucrânia, com 298 pessoas a bordo, 193 delas holandesas. O avião viajava de Amsterdã para Kuala Lumpur, na Malásia. De acordo com vários serviços de inteligência, inclusive o americano, o Boeing 777 foi derrubado por um míssil disparado por insurgentes apoiados pela Rússia. Não houve sobreviventes.

8 de março: Um Boeing 777 da Malaysia Airles desaparece durante um voo entre Kuala Lumpur e Pequim e dá início à mais cara operação de busca da história. Apesar do imenso esforço operacional, nenhum traço da aeronave foi encontrado até hoje.

2013
17 de novembro: Um Boeing 737 da Tatarstan Airlines cai durante a aterrissagem em Kazan, na Rússia, matando todos os 50 passageiros a bordo.
16 de outubro: Quarenta e nove pessoas, incluindo estrangeiros de 10 países, morrem na queda de um ATR 72-600 da Laos Airlines, que cai no rio Mekong, no Laos, durante uma tentativa de aterrissagem.

2012
3 de junho: Um voo da Dana Air com 150 pessoas a bordo cai numa área densamente populada de Lagos, na Nigéria.

20 de Abril: Um Boeing 737, de uma companhia aérea paquistanesa, a Bhoja Air, cai perto da capital do Paquistão, Islamabad. A aeronave levava mais de 120 passageiros e estava a alguns minutos do pouso, em meio a uma tempestade violenta.

2 de Abril: Pelo menos 31 pessoas morreram quando um avião de passageiros russo cai logo depois da decolagem na Sibéria.
2011

7 de Setembro: Logo depois da decolagem, um jato Yak-42, que levava integrantes de um time de hóquei, cai e explode perto da cidade de Yaroslavl, na Rússia, matando 43 pessoas.
26 de Julho: 78 pessoas morrem quando um Hercules-C130, um avião militar do Marrocos, cai em uma montanha perto de Guelmin, no Marrocos. As autoridades afirmaram que a queda ocorreu devido ao mau tempo.

8 de Julho:Um avião da Hewa Bora Airways cai devido ao mau tempo na República Democrática do Congo, matando 74 das 118 pessoas a bordo.

20 de Junho: Um Tupolev Tu-134, operado pela RusAir, uma companhia aérea particular da Rússia, cai no momento em que se aproximava do aeroporto de Petrozavodsk, matando 44 das 52 pessoas a bordo.

9 de Janeiro: Um Boeing 727 da IranAir cai e fica despedaçado perto da cidade de Orumiyeh, matando 77 das cem pessoas a bordo. Os pilotos tinham relatado um problema técnico antes de tentar o pouco.

2010
5 de Novembro: Um avião de passageiros da Aerocaribbean cai na região central de Cuba, causando a morte de todas as 68 pessoas a bordo.

24 de Agosto: Um avião Embraer ERJ-190, da Henan Airlines, ultrapassa a pista de pouso do aeroporto na cidade de Yichun, na Província de Heilongjiang, no leste da China, causando a morte de 42 das 91 pessoas a bordo.

28 de Julho: Um avião da Airblue com 152 pessoas a bordo cai nas montanhas do norte do Paquistão, na capital Islamabad. O voo saíra de Karachi. Não houve sobreviventes.

22 de Maio: Um Boeing 737 da Air India Express passa direto pelo aeroporto de Mangalore, no sul da Índia, e cai em um vale, explodindo e matando 158.

12 de Maio: Um Airbus 330 da Afriqiyah Airways cai pouco antes do pouso em Trípoli, Líbia, matando mais de 100 pessoas.

10 de abril: Um Tupolev 154, levando o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, cai perto do aeroporto russo de Smolensk, matando todas as 90 pessoas a bordo.

25 de janeiro: Um Boeing 737-800 da Ethiopian Airlines cai no mar, na costa do Líbano, com 90 pessoas a bordo, logo depois de decolar de Beirute.

2009
15 de julho: Um avião iraniano com 168 pessoas a bordo cai quando fazia a rota entre Teerã e Yerevan, capital da Armênia. O acidente ocorreu quando o avião, um Tupolev da companhia Caspian Airlines, sobrevoava a Província de Qazvin, no noroeste do Irã.

30 de junho: Um Airbus da companhia aérea Yemenia cai próximo ao arquipélago das Comores, no oceano Índico, com 153 pessoas a bordo, depois de enfrentar mau tempo. A adolescente Baya Bakari foi a única sobrevivente do acidente. Ela foi encontrada agarrada a um pedaço do avião, depois de boiar no mar por duas horas.

31 de maio: Um Airbus da companhia Air France que fazia o voo AF 447, do Rio de Janeiro para Paris, cai no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo após ter decolado do Rio de Janeiro. Não houve sobreviventes.
20 de maio: Um Hércules C-130 do Exército da Indonésia cai em um vilarejo da ilha de Java, deixando ao menos 97 mortos.

6 de abril: Um Fokker-27 do Exército da Indonésia cai no pouso em Bandung, no oeste da ilha de Java, matando 24 pessoas.

25 de fevereiro: Um voo da Turkish Airlines, que partiu de Istambul, cai pouco antes da aterrissagem perto da pista do aeroporto de Schipol, em Amsterdã. Das 135 pessoas a bordo, nove morrem e pelo menos 50 ficam feridas.

12 de fevereiro: Um avião de passageiros cai sobre uma casa em Buffalo, Estado de Nova York, matando todas as 49 pessoas a bordo e pelo menos uma pessoa no solo.
8 de fevereiro: Um avião de passageiros cai em um rio no Amazonas, causando a morte de 24 pessoas, a maioria delas da mesma família.

15 de janeiro: Um avião da US Airways, em um voo doméstico, faz um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York. Todos os 150 passageiros e cinco tripulantes foram resgatados e ninguém morreu.
2008

14 de setembro: Um Boeing 737 sofre um acidente perto da cidade de Perm, no centro da Rússia, matando todos os 88 passageiros e tripulantes a bordo.

24 de agosto: Um avião de passageiros cai pouco depois da decolagem na capital do Quirguistão, Bishkek, causando a morte de 68 pessoas.

20 de agosto: Um avião da Spainair sai da pista durante a decolagem, no aeroporto de Barajas, em Madri, causando a morte de 154 pessoas e deixando 18 feridas.

2 de maio: O ministro da Defesa do Sudão está entre os 22 mortos no acidente de um avião que transportava uma delegação militar a oeste de Juba.

15 de abril: Cerca de 40 pessoas morrem quando um DC-9 sai da pista quando tentava decolar na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, em meio ao mau tempo.

24 de janeiro: Dezenove pessoas morreram em um acidente com um avião de transporte militar polonês Casa C-295M no noroeste do país. A aeronave transportava oficiais que participaram de uma conferência sobre segurança aérea.

2007
30 de novembro: Todas as 56 pessoas a bordo de um avião da Atlasjet morrem em um acidente perto da cidade de Keciborlu, na província montanhosa de Isparta, na Turquia, a cerca de 12 km do aeroporto.

16 de setembro: Pelo menos 87 pessoas morrem de pois que um avião da companhia One-Two-Go derrapa na pista ao pousar, bate e se parte, em meio ao mau tempo no balneário tailandês de Phuket.

17 de julho: Avião da TAM não consegue parar na hora do pouso no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e se choca com casas do lado de fora do aeroporto. Foi o pior desastre aéreo já registrado no Brasil. Ao todo, 199 pessoas morreram - todas as 186 a bordo e outras 13 no solo.

5 de maio: Um Boeing 737-800 da Kenya Airways cai em um pântano na República dos Camarões, causando a morte de todas as 114 pessoas a bordo.

1 de janeiro: Um Boeing 737-400 da Adam Air sofre um acidente nas montanhas da ilha de Sulawesi, na Indonésia, durante um voo doméstico. Havia 102 pessoas a bordo.
2006

29 de setembro: Um Boeing 737 da Gol cai no norte do Estado do Mato Grosso, depois de se chocar no ar com um jato Legacy durante o voo, causando a morte de todas as 154 pessoas a bordo. Foi o segundo acidente aéreo mais grave da história do Brasil, em número de vítimas.

27 de agosto: Um jato da Comair CRJ-100 sofre acidente depois de decolar de Lexington, nos Estados Unidos, causando a morte de 49 pessoas.

22 de agosto: Um Tupolev 154 russo se acidenta no leste da Ucrânia com 170 pessoas a bordo.

9 de julho: Um Airbus A-310 da empresa russa S7 derrapa na pista durante o pouso no aeroporto de Irkutsk, na Sibéria. Cento e vinte e quatro das pessoas a bordo morreram, mas mais de 50 sobreviveram ao acidente.

3 de maio: Um Airbus A-320 da Armavia sofre acidente no Mar Negro perto de Sochi, matando todas as 113 pessoas a bordo.

2005
10 de dezembro: Um DC-9 da Sosoliso se acidenta na cidade de Port Harcourt, no sul da Nigéria, matando as 103 pessoas a bordo.

6 de dezembro: Um avião militar C-130 cai nos arredores de Teerã, capital do Irã, matando 110 pessoas, algumas delas no solo.

22 de outubro: Um Boeing 737 da Bellview airlines, transportando 117 pessoas, cai pouco depois de decolar da cidade de Lagos, na Nigéria, matando todos a bordo.

5 de setembro: Um avião da empresa Mandala, com 112 passageiros e cinco tripulantes a bordo se acidenta na cidade indonésia de Medan, matando quase todos a bordo e dezenas no solo.

23 de agosto: Um Boeing 737-200 da empresa aérea Tans sofre acidente num voo interno no Peru, perto da cidade de Pucallpa. As informações são de que 40 pessoas morreram e 58 sobreviveram.

16 de agosto: Um avião colombiano operado pela West Caribbean Airways cai em uma remota região da Venezuela, matando todas as 160 pessoas a bordo. O avião, que havia partido do Panamá, seguia para a Martinica.

14 de agosto: Um avião da empresa Helios que voava do Chipre para Praga com 121 pessoas a bordo sofre um acidente ao norte de Atenas, a capital grega, aparentemente depois de uma queda de pressão na cabine.

16 de julho: Um avião da Equatair se acidenta pouco depois de decolar de Malabo, capital da Guiné Equatorial, causando a morte de todas as 60 pessoas a bordo.

3 de fevereiro: Os restos do Boeing 737 da Kam Air são encontrados nas altas montanhas perto da capital afegã, Cabul, dois dias depois de o avião ter desaparecido dos radares em meio a fortes tempestades de neve. Havia 104 pessoas a bordo.

BBC Brasil

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário