A Governadora Fátima Bezerra está na capital paulista, onde realiza uma série de reuniões com companhias aéreas, a fim de fomentar o turismo do Rio Grande do Norte.
Nesta quarta-feira (9), a gestora recebeu a notícias que a ligação direta entre Natal e Lisboa ganhará, a partir de 27 de março, mais dois voos semanais. A informação foi repassada pela direção regional da companhia aérea portuguesa TAP.
Com isso, a capital potiguar passará a ter uma ligação direta com o continente europeu cinco vezes por semana, de terça a sábado.
”O governo do Rio Grande do Norte tem feito o seu papel promovendo os nossos destinos turísticos, oferecendo incentivos para as companhias aéreas, e atuando com absoluto rigor na adoção dos protocolos de biossegurança para conter a COVID-19, o que proporciona um ambiente seguro para os potiguares e para os turistas. É com muita alegria que recebi a notícia da confirmação de mais dois novos voos internacionais para o RN, o que vai proporcionar ainda mais aquecimento para o nosso turismo. Esse anúncio de hoje é fruto direto do diálogo produtivo e da parceria estratégica que temos com a TAP”, expressou a governadora Fátima Bezerra*.
A reunião aconteceu na sede da companhia, na Avenida Paulista, e contou com a presença da secretária estadual de Turismo, Ana Maria da Costa. As gestoras foram recebidas pelo diretor regional para o Brasil e para América do Sul da TAP, Carlos Antunes, pelo Diretor Sênior de Vendas e Distribuição, Fredéric Gossot, e pelo assessor especial da companhia, Mário Carvalho.
Na ocasião, a governadora reafirmou o convite, feito em outubro para a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widene, para que os executivos do grupo visitem o Rio Grande do Norte. O diretor Carlos Antunes agradeceu o convite e confirmou a visita que deve ocorrer em maio deste ano, quando a TAP completará 23 anos de operações no estado.
Desde o dia 03 de novembro o Aeroporto Internacional Aluízio Alves voltou a receber o voo direto da TAP. O atual voo tem frequência semanal de três vezes, com pousos e decolagens nas quartas, sextas e sábados. A expectativa é que o aumento da frequência semanal amplie a presença de turistas europeus no estado.
“Essa notícia que recebemos hoje é excelente. Os dados apontam que a volta do voo da TAP ao Rio Grande do Norte já é um sucesso, com ocupação média chegando aos 80%. A ampliação no número de voos vai significar mais incremento na economia de todo o setor turístico, e é resultado também do trabalho de promoção que o governo, através da SETUR e Emprotur, vem fazendo nos mercados europeus. A companhia entende que o nosso destino é estratégico porque também há maior interesse nesses mercados para conhecer as belezas que só o Rio Grande do Norte tem”, analisou Ana Maria da Costa.
Desde a retomada, já foram realizados 51 voos da companhia portuguesa e cerca de 6,6 mil passageiros chegaram ao estado vindos do continente europeu. Segundo dados do Sírio, Sistema de Inteligência Turística, a TAP é responsável por 77% do fluxo de passageiros que vem da Europa para o RN. Desses, cerca de 40% são portugueses.
REUNIÃO GOL LINHAS AÉREAS
Já nesta quinta (10), seguindo a agenda com as companhias aéreas, a Governadora Fátima Bezerra e a Secretária Ana Maria da Costa estiveram reunidas com a Gol Linhas Aéreas.
O encontro aconteceu na sede da empresa onde receberam do vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol, Eduardo Bernardes e do gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Internacional, Ciro Camargo uma proposta de incremento na malha aérea potiguar com novos voos diretos ligando o RN a importantes mercados emissores nas regiões sudeste e sul, a serem implantados ainda no primeiro semestre.
A Gol opera com voos interligando o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves a outros seis aeroportos (Guarulhos, Brasília, Rio Galeão, Salvador, Congonhas e Confins), e é responsável por 42% do mercado no Rio Grande do Norte.
"O Turismo é um dos pilares da nossa economia, é uma das indústrias que mais gera emprego e renda, por isso é tratado com a relevância necessária por nosso governo. Faço questão de participar das reuniões com as companhias para cobrar mais oferta de voos e valores competitivos para o RN. Saio confiante com a notícia que em breve teremos novidades", comemorou a governadora Fátima Bezerra.
Para a secretária de Estado do Turismo, Aninha Costa, as visitas às companhias são fundamentais.
"O diálogo permanente com as companhias aéreas é uma das estratégias do Governo do Estado do RN para fomentar o turismo, buscando ampliar nossa a conectividade e competitividade especialmente neste momento em que o turismo nacional é o principal responsável pelo fluxo de turistas", explicou.
SÍRIO
Dados do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte - Sírio mostram que em 2021 o RN teve 13.586 voos e transportou 1,78 milhão de passageiros. A partir do segundo semestre, a aceleração da vacinação resultou em cenário favorável à retomada das viagens.
Houve aumento significativo na oferta e demanda por voos, com números se aproximando ao patamar de 2019 (pré-pandemia). A partir de setembro de 2021, a recuperação da malha aérea sempre ficou na casa de 90%.
A média de ocupação dos voos em 2021 foi de 84%. As boas ocupações das aeronaves com números históricos significam, resposta às ações de promoção realizadas pela SETUR e Emprotur durante todo ano de 2021, com intensificação a partir do segundo semestre.