20 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
POLÍTICA
Da redação
04/11/2015 13:48
Atualizado
14/12/2018 04:06

Junta Interventora do HMAC recebe comenda do MS por reestruturação

A Junta de Intervenção, com parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, assumiu o Hospital Maternidade Almeida Castro no mês de outubro de 2014.
Cézar Alves

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, vai condecorar os membros da Junta de Intervenção da APAMIM/Mossoró, no próximo dia 9 de novembro, em Natal, pela reestruturação do Hospital Maternidade Almeida Castro, em especial a Sala de Apoio a Amamentação, dentro do setor de tratamento intensivo materno infantil.

O trabalho de reestruturação está sendo feito pela Junta de Intervenção em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A Junta de Intervenção, por determinação da Justiça Federal, assumiu o Hospital Maternidade Almeida Castro no mês de outubro de 2014, quando a unidade estava praticamente fechada, causando um grande caos no serviço em Mossoró. Os serviços de obstetrícia foram reestruturados e abertos, com Unidade de Terapia Intensiva Neonatal com sete leitos.

Associado à UTI neonatal, a Junta de Intervenção trabalhou a abertura também da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo), com 6 leitos, e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa), com 18 leitos.

Para completar o ciclo de cuidados ao recém-nascido, a Coordenação de Apoio a Amamentação do Hospital Maternidade Almeida Castro, também seguindo a orientação da Junta de Intervenção, instalou a Sala de Apoio a Amamentação no mesmo setor, o que veio a ser reconhecido pelo Ministério da Saúde pela importância à vida dos bebês.

O gerente de enfermagem da Junta de Intervenção, Benedito Viana, comentou sobre a importância dos serviços e destacou que o Hospital Maternidade Almeida Castro é o primeiro a instalar este serviço em benefício dos recém-nascidos. “A gente sabe que o leite materno é o único e o melhor. Não existe outro alimento ou fórmula melhor para alimentar os bebês”, destaca Benedito Viana.

Concluída a primeira parte do trabalho de reestruturação do Hospital Maternidade Almeida Castro, a Junta de Intervenção do Hospital Almeida Castro recebeu técnicos do Ministério da Saúde, que fez uma vistoria completa na estrutura da maternidade. Além de conversar com servidores, médicos, enfermeiros, fotografou cada setor restaurado ou construído, como a unidade de Acolhimento e/ou a unidade de UCINCa.

Benedito Viana acrescentou que, com a instalação da UTI Neo, a UCINCo, a UCINCa e a Sala de Apoio à Amamentação já foi possível salvar a vida de bebê que nasceu com 498 gramas. Este bebê, segundo Viana, saiu da maternidade três meses depois do nascimento pesando 1 quilo e 800 gramas. A mãe recebeu treinamento especializado durante este tempo de como lidar com a criança com este nível de fragilidade.

Por todo o trabalho realizado, com destaque a Sala de Apoio a Amamentação, o Junta de Intervenção e a Coordenação de Apoio a Amamentação do Hospital Maternidade Almeida Castro vão receber uma placa do Ministério da Saúde no próximo dia 9, em solenidade realizada na Maternidade Leite de Morais.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário