20 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
POLÍCIA
Da redação
09/11/2015 08:30
Atualizado
12/12/2018 22:32

Município busca apoio do Governo do RN para aumento do efetivo da PM

A informação é do Secretário de Segurança e Defesa Social, o tenente-coronel, Alvibá Gomes durante entrevista ao Jornal Mossoró Hoje nesta segunda-feira (09). O secretário destacou a redução de 17,9% dos homicídios em Mossoró.
Valéria Lima

Durante a 3ª edição do Fórum Municipal Projetando a Mossoró do Futuro, realizado na última sexta-feira (09), o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, juntamente com secretário de segurança pública e defesa social, o tenente-coronel, Alvibá Gomes, e demais autoridades discutiram ações de segurança pública para o município.

No encontro, propostas foram elaboradas e devem ser levadas pelo poder executivo até o Governo do Estado nas semanas seguintes.  De acordo com o secretário, Alvibá Gomes, uma das ações discutidas no encontro, que será levada ao governador Robinson Faria, é a ampliação na atuação do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Mossoró.

“[A proposta] é que o Ciosp deixe de atuar apenas com a Polícia Militar e ser de forma integrada com outros órgãos operacionais, como o Itep e com o Samu, Guarda Municipal, que é o que é realizado na capital do Estado”, explica o secretário.

Alvibá relata que outra medida proposta pelo Município, “é condições de melhorar o efetivo da Polícia Militar, até mesmo a diárias operacionais, proporcionando a instalação de novas Base de Integrada Cidadã (BICs).

O secretário destaca que todos esses órgãos de segurança em conjunto têm trazido para Mossoró, bons resultados em relação ao índice de homicídios neste ano de 2015, em relação ao ano passado.

A informação é mostrada através do levantamento apresentado pela Câmara Técnica, realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

Segundo mostra o levantamento, de janeiro a outubro deste ano, Mossoró reduziu 17,90% em número de homicídios, em relação a 2014, caindo de 162 mortes para 133 [até outubro] – uma redução de 29 mortes.

“Tivemos uma redução de 30 mortes e isso mostra que o trabalho feito está sendo eficiente. Os programas implantados estão surtindo efeito e embora a redução pareça pequena, significa um importante avanço, pois são 30 famílias que deixaram de ser desestabilizadas”, destaca Alvibá.

O prefeito Francisco José Júnior fez questão de frisar que a segurança pública tem sido uma das prioridades em sua gestão, destacando que 50% do efetivo da Polícia Militar em Mossoró é mantido com a verba municipal das BICs.

“Mossoró deixou de ser a cidade que mais crescia em homicídios para se tornar a que mais reduziu. Estamos no caminho certo e os investimentos em segurança serão ampliados. Integraremos as câmeras de monitoramento do município (temos oito e licitamos mais dez) com as cinco da Polícia Militar para tornar ainda mais eficiente o serviço”, complementa.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário