23 NOV 2024 | ATUALIZADO 10:26
SAÚDE
30/11/2022 12:01
Atualizado
30/11/2022 12:04

Medicamento usado no tratamento contra Covid-19 começa a ser distribuído aos municípios do RN

O Paxlovid foi aprovado para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em março deste ano. No dia 21 deste mês a agência também aprovou a venda deste para farmácias e hospitais particulares do país. O estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 22.500 comprimidos, que poderão ser utilizados para 750 tratamentos em adultos que não requerem oxigênio suplementar, mas que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave. O medicamento deve ser administrado após resultados positivos de teste viral direto de SARS-CoV-2, e no prazo máximo de 5 dias após o início dos sintomas.
Medicamento usado no tratamento contra Covid-19 começa a ser distribuído aos municípios do RN. O Paxlovid foi aprovado para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em março deste ano. No dia 21 deste mês a agência também aprovou a venda deste para farmácias e hospitais particulares do país. O estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 22.500 comprimidos, que poderão ser utilizados para 750 tratamentos em adultos que não requerem oxigênio suplementar, mas que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave. O medicamento deve ser administrado após resultados positivos de teste viral direto de SARS-CoV-2, e no prazo máximo de 5 dias após o início dos sintomas.
FOTO: REPRODUÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), distribuiu às oito Regionais de Saúde do Rio Grande do Norte o medicamento Paxlovid, indicado para o tratamento da Covid-19 e aprovado para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em março deste ano.

No dia 21 deste mês a agência também aprovou a venda deste medicamento para farmácias e hospitais particulares do país.

O estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 22.500 comprimidos, que poderão ser utilizados para 750 tratamentos em adultos que não requerem oxigênio suplementar, mas que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave.

O medicamento deve ser administrado após resultados positivos de teste viral direto de SARS-CoV-2, e no prazo máximo de 5 dias após o início dos sintomas.

O Ministério da Saúde em conjunto com diversos representantes da sociedade médica produziu o "Guia para uso do antiviral nirmatrelvir/ritonavir em pacientes com covid-19, não hospitalizados e de alto risco".

O documento trata sobre diferentes temas referentes ao uso deste antiviral como: pré-requisitos, definição de caso, diagnóstico, posologia, critérios para utilização, comorbidades, limitações de uso, precauções, contraindicações, interações medicamentosas,reações adversas, entre outros.

Para os critérios de distribuição aos estados foram considerados pelo Ministério da Saúde: taxa populacional (IBGE); casos confirmados de Covid-19 a partir dos 18 anos; casos confirmados de Covid-19 acima de 65 anos; e casos confirmados de Covid-19 em pacientes imunossuprimidos no período de 01 a 30 de setembro de 2022.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário