As gigantes norueguesas Scatec, Equinor Asa e Hydro Rein, inauguram ao meio-dia desta terça-feira, dia 9 de abril de 2024, a Usina Fotovoltaica do Mendubim, distante 14 km da área urbana de Assú.
Trata-se do maior complexo de geração de energia solar no Rio Grande do Norte. A UFV do Mendubim terá capacidade instalada para 531 megawatts e recebeu investimento de R$ 2,1 bilhões. Durante as obras, foram empregados a mão de obra de 1.500 pessoas.
Segundo a Scatec, a energia produzida na UFV Mendubim está 60% vendida a empresa de produção de alumínio Alunorte, no município de Barcarena, do Pará-PA, num contrato de 20 anos.
O restante será negociado no mercado livre.
Na inauguração desta terça-feira, estão sendo esperados representantes do Ministério de Minas e Energia do Brasil e da Noruega, além de representantes do Governo do Estado.
O presidente da Scatec, Terje Pilskog, e diretor da companhia no Brasil, Country Manager, Aleksander Skaare, vão está presente na inauguração da maior usina fotovoltaica do RN.
O primeiro da Scatec no Brasil foi Apodi Solar, com capacidade instalada de 162 MW, em Quixeré, no Estado do Ceará. Está em operação desde 2018.