Depois de quase 2 meses, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) concluiu o desvio da BR 304, em Lajes-RN, liberando o trafego de veículos nos dois sentidos.
Neste trecho, no dia 30 de março de 2024, uma forte enxurrada, ocasionada pelo rompimento em cascata de 9 açudes, destruiu a ponte do rio Salgado e também parte da BR 304.
Com a destruição da ponte e o trecho da BR 304, o tráfego de veículos no sentido Mossoró-Natal e no sentido contrário, teve que ser desviado para as BRs 226 e 406.
A promessa inicial do DNIT e do Governo do Estado, era concluir o desvio em 15 dias. Entretanto, o período de chuvas fortes não permitiu que isto acontecesse.
Foi prometido o desvio para 30 dias e também não foi possível entregar. Apenas após 50 dias, é que foi possível abrir uma das vias, sendo usado o sistema pare e siga para o tráfego.
Neste final de semana, já se aproximando dos 60 dias, o desvio foi totalmente aberto. Concluído e sinalizado, o trecho pode ser percorrido em apenas 32 de segundos.
Antes, sem este desvio, o tempo de viagem de Mossoró a Natal havia aumentado, em média, 2 horas, variando para mais ou para menos, conforme o dia e horário.
Durante boa parte do período que o trânsito esteve interrompido na rodovia, os veículos usaram um desvio feito por dentro de propriedades privadas, pagando uma taxa de 20,00.
Com o desvio pronto, o próximo passo do DNIT é fazer a ponte e recuperar o trecho da BR 304. Neste caso, o órgão federal não informou prazo de começo e menos ainda de conclusão.