10 JAN 2025 | ATUALIZADO 17:39
POLÍTICA
10/01/2025 10:42
Atualizado
10/01/2025 10:42

Eleição para novo presidente do Senado acontecerá no dia 1º de fevereiro

O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para às 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes da Mesa da Casa para a 57ª Legislatura. Os mandatos são de dois anos. Na segunda-feira, 3 de fevereiro, já sob a direção da nova Mesa, serão abertos os trabalhos legislativos do Congresso Nacional.
Eleição para novo presidente do Senado acontecerá no dia 1º de fevereiro. O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para às 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes da Mesa da Casa para a 57ª Legislatura. Os mandatos são de dois anos. Na segunda-feira, 3 de fevereiro, já sob a direção da nova Mesa, serão abertos os trabalhos legislativos do Congresso Nacional.

Está marcada para um sábado, dia 1° de fevereiro, a eleição do novo presidente do Senado e dos demais integrantes da Mesa da Casa para a 57ª Legislatura.

O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para às 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes. Os mandatos são de dois anos.

A Mesa do Senado, ou Comissão Diretora, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos. Além do presidente do Senado, que também preside o Congresso Nacional, compõem a Mesa dois vice-presidentes e quatro secretários, que exercem atribuições previstas na Constituição e no Regimento Interno da Casa. Além disso, a Mesa tem quatro suplentes.

Na segunda-feira, 3 de fevereiro, já sob a direção da nova Mesa, serão abertos os trabalhos legislativos do Congresso Nacional. A sessão solene que abre o ano legislativo é feita com a participação de representantes dos Três Poderes.

Além das mensagens dos presidentes da Câmara e do Senado, também serão lidas uma mensagem do Executivo (pelo presidente da República ou por um representante) e uma do presidente do Supremo Tribunal Federal, representando o Judiciário.

Na abertura do ano legislativo, os presidentes dos Poderes discutem as expectativas para o ano de trabalho no Congresso, os temas prioritários para o país e também a relação entre Legislativo, Executivo e Judiciário.

Fonte: Agência Senado


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário