Nesta semana, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), retornou com as atividades do projeto de melhoramento genético e manejo produtivo em bovinos. A primeira inseminação artificial em bovino em 2025 foi realizada nesta segunda-feira (3) na comunidade de Santa Elza, zona rural do município. Mais três bovinos foram inseminados.
Os produtores beneficiados recebem assistência técnica e consultoria. A medida faz parte do programa “Mossoró Rural”. Desde o inicio do projeto, em março de 2024, já foram realizados 80 procedimentos. A iniciativa tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).
O projeto tem por objetivo melhorar o potencial genético dos animais e aumentar a produção leiteira. “Com essa ação de hoje totalizamos 80 animais inseminados no município de Mossoró desde o início do projeto. Lembrando que essa iniciativa é de melhoramento genético da bovinocultura leiteira no município”, explicou o coordenador de Pecuária da Secretaria de Agricultura.
“Até o momento nós realizamos inseminação de dois grupos de produtores de todas as regiões da zona rural do município, desde produtores que já tem alguma tecnificação até aqueles que têm três, quatro bovinos”, acrescentou Aluísio Sousa.
As atividades desenvolvidas pelo 'Mossoró Rural' permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, os manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo.
“Em 2025 esperamos atingir cada vez mais uma quantidade maior de produtores. Lembrando que a inseminação artificial é uma biotécnica reprodutiva utilizada no intuito de maximizar o potencial reprodutivo do macho. Conseguimos uma quantidade muito alta de vacas melhorando geneticamente as condições, a qualidade daquele rebanho de propiciar ao produtor animais nascidos com alto valor zootécnico”, finalizou.