16 NOV 2024 | ATUALIZADO 22:27
ESTADO
Da redação
26/01/2016 14:59
Atualizado
13/12/2018 11:01

CNMP julga improcedente Reclamação de procuradores contra PGJ

Rinaldo Reis foi denunciado por 18 procuradores ao Conselho Nacional do Ministério Público, por suposta interferência na investigação Dama de Espadas, que confirmou o desvio de R$5,5 milhões da Assembleia Legislativa.
Reprodução/Assessoria MPRN

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) julgou improcedente  o objeto da Reclamação referente ao o suposto não cumprimento do Regimento Interno do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do RN pelo seu presidente, o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima.

Segundo a decisão do CNMP, o procurador-geral de Justiça agiu de acordo com a lei ao consultar opinativamente o Colégio sobre o Projeto de Lei impugnado, oportunizando a cada membro do órgão a sua opinião.

VEJA MAIS:

Áudios revelam conversas entre autoridades e principal investigada na Dama de Espadas

A recusa dos membros do Colégio em opinar, sob o argumento de que o CPJ deveria deliberar sobre o assunto, foi recusada pelo CNMP, que fez, mais uma vez, a distinção entre manifestação vinculativa e meramente opinativa, como havia feito no pedido de providências nº 0.00.000.00028/2014-51.

O CNMP também registrou que os procuradores repetidamente insistem em descumprir essa decisão do Conselho Nacional, que já pacificou o assunto.

Esse mesmo argumento dos procuradores foi novamente utilizado em representação disciplinar contra o PGJ divulgada na segunda-feira (25).

De acordo com a decisão Conselho, não há descumprimento do regimento interno quando o PGJ colhe manifestação opinativa do Colégio de Procuradores de Justiça.

A Reclamação teve como relator o conselheiro Walter de Agra Júnior, que julgou improcedente o pedido e foi acompanhado por seus colegas de Conselho, incluindo o presidente Rodrigo Janot Monteiro de Barros, que é o procurador-geral da República.

Com informações do MPRN

LEIA MAIS:

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário