20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ESPORTE
Da redação
28/01/2016 16:02
Atualizado
13/12/2018 20:54

Três estádios do RN recebem nota mínima em avaliação

Nazarenão (Goianinha), Nogueirão (Mossoró) e o Marizão (Caicó) receberam uma bola no estudo do Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios.
Demiss Roussos/Assecom RN

Três estádios do Rio Grande do Norte obtiveram nota mínima em avaliação promovida pelo Ministério do Esporte. A classificação foi divulgada nesta quinta-feira (28), em São Paulo.

O José Nazareno (Nazarenão), em Goianinha, o Manoel Leonardo Nogueira (Nogueirão), em Mossoró e o Dinarte de Medeiros Mariz (Marizão), em Caicó, receberam uma bola no estudo realizado em parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças.

A avaliação segue o modelo semelhante aos dos hotéis, em que ao invés de estrelas, a categoria da arena esportiva é estabelecida por bolas. Os níveis variam de 1 bola – para estádios em condições mais desfavoráveis – a 5 bolas – para os estádios com melhor categorização.

No RN, outros dois estádios foram analisados, em Natal: o Maria Lamas Farache (Frasqueirão), que obteve três bolas, e o Marinho Chagas (Arena das Dunas), com nota máxima. Ao todo, 155 estádios em 129 cidades brasileiras foram inspecionados durante dois anos de trabalho de campo.

Áreas de Classificação

Os requisitos básicos do Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) foram divididos em Mandatários – referentes aos fundamentos estabelecidos em lei – e Eletivos para aqueles que acrescentam qualidade aos estádios.

O primeiro deles trata da segurança e inclui os aspectos de engenharia e analisa o sistema estrutural, de coberturas, instalações sanitárias e elétricas, equipamentos, além de segurança pública e prevenção de incêndio e pânico.

Já em relação às questões de conforto e acessibilidade, o critério estabelecido analisou aspectos como conforto térmico, acústico, de iluminação e serviços, infraestrutura e visual. Bem como os itens de orientação espacial, comunicação, deslocamento e utilização do espaço, e acessos às pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, obesos e idosos.

Por fim, para os itens de vigilância sanitária foram analisados os serviços de alimentação, infraestrutura das instalações sanitárias e de saúde, sempre em conformidade com as normas sanitárias vigentes no país.

O sistema de classificação tem validade de três anos, podendo os gestores dos estádios solicitarem nova avaliação antes do termino deste período. E ainda este ano está previsto o início de uma nova fase de análises do Sisbrace, que irá classificar mais 140 estádios pelo Brasil.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário