08 FEV 2025 | ATUALIZADO 17:23
SAÚDE
Da redação / Agências Internacionais
22/03/2016 11:58
Atualizado
12/12/2018 13:02

Ex-jogador de basquete brasileiro é ferido em atentado na Bélgica

Sebastien Bellin nasceu em São Paulo em 14 de maio de 1978. Ele, que tem nacionalidade belga, chegou a defender a seleção do país.
Agência Lusa

O ex-jogador de basquete belga-brasileiro Sebastien Bellin está entre os feridos no atentado terrorista no aeroporto de Zaventem, nesta terça-feira (22), em Bruxelas, na Bélgica, de acordo com o jornal Le Soir.

 Ele foi colocado em cuidados intensivos. Até o momento, não havia informações sobre seu estado de saúde. Bellin defendeu a seleção belga e foi pivô dos clubes Anvers e Mons-Hainaut.

Segundo sites especializados, Bellin nasceu em São Paulo em 14 de maio de 1978.



Os atentados terroristas deixaram 34 mortos e 136 feridos no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metrô Maelbeek em Bruxelas, na Bélgica, na manhã desta terça-feira (22), segundo a imprensa belga.

Estado Islâmico
O grupo terrorista Estado Islâmico reividicou a responsabilidade pelos atentados realizados na manhã desta terça-feira (22), no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metrô Maelbeek, em Bruxelas, na Bélgica.

O número de vítimas ainda é desencontrado. A imprensa fala em 34 mortos e mais de 200 feridos, mas os números não param de crescer. As explosões levaram o país a entrar em alerta máximo para atentados terroristas.
 
"Os combatentes do Estado Islâmico realizaram uma série de bombardeios com cintos e aparatos explosivos nesta terça-feira, tendo como alvos o aeroporto e uma estação de metrô no centro da capital da Bélgica, Bruxelas", escreveu a agência AMAQ.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, condenou o que classificou de "atentados cegos, violentos e covardes" que atingiram a capital belga. "Temíamos um atentado terrorista e aconteceu", lamentou.

Luta contra o terrorismo
As explosões ocorreram quatro dias após a prisão, em Bruxelas, de Salah Abdeslam, principal suspeito pelos ataques de Paris em novembro.

Desde o início da semana passada, a polícia belga faz buscas por suspeitos de terem participado dos atentados de Paris que deixaram 130 mortos e mais de 200 feridos. Um suspeito foi morto após a invasão de um apartamento.

Na segunda-feira (21), a polícia divulgou a identidade de mais um suspeito de envolvimento com os ataques. Conhecido sob a falsa identidade de Soufiane Kayal, ele foi identificado como Najim Laachraoui, um homem de 24 anos.

Repercussão
A família real belga divulgou uma mensagem de solidariedade para as famílias das vítimas dos ataques. "O rei e a rainha estão transtornados com os atentados no aeroporto e no metrô de Bruxelas. São atos odiosos e covardes. Os pensamentos emocionados do Rei e da Rainha vão em primeiro lugar para as vítimas e às suas famílias e ao socorristas que fazem de tudo para levar assistência às vítimas."

As explosões na Bélgica levaram a Alemanha a refoçar a segurança no Aeroporto de Frankfurt. O ministro do Interior alemão afirmou que não há indicações de que os autores dos atentado tenham alguma relação com a Alemanha, segundo a Reuters.

França
O presidente da França, François Holland, afirmou que os ataques à Bélgica "atingem toda a Europa". O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, direcionou 1,6 mil policiais a mais para manter a segurança das fronteiras e no sistema de transportes do país.

A França também reforçou segurança no Aeroporto Charles de Gaulle, na região de Paris. As autoridades esvaziaram a estação de trens e metrô Gare du Nord, em Paris, após um pacote suspeito ter sido encontrado no local.

Os trens de alta velocidade que ligam Paris a Bruxelas, Colônia (Alemanha) e Amsterdam (Holanda) foram paralisados completamente, informou a Thalys, companhia que opera o serviço, em seu site oficial.

A torre Eiffel vai ser iluminada com as cores da bandeira da Bélgica nesta noite, em homenagem às vítimas, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, via Twitter.

Inglaterra
A polícia britânica reforçou sua presença em estações, aeroportos e outros locais públicos, de acordo com a France Presse. A Eurostar concelou trens para Bruxelas, como informou a Reuters.

O chefe de antiterrorismo da polícia britânica, Mark Rowley, esclareceu que a medida não tem nada a ver com alguma ameaça secreta contra o Reino Unido.

O Papa Francisco condenou a violência cega dos atentados em Bruxelas e afirmou estar orando pelas vítimas.

Leia mais:

Atentados deixam 34 mortos e 187 feridos na Bélgica

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário