29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
23/03/2016 13:09
Atualizado
14/12/2018 04:53

Mossoró lidera ranking de casos suspeitos de microcefalia no RN

Capital do Oeste também está entre os seis municípios que registraram casos de microcefalia com evolução para óbito, segundo boletim epidemiológico divulgado pela SESAP.
Arquivo / Agência Brasil

O Rio Grande do Norte já notificou 406 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas, de 2015 até os dias atuais. Desse total, exames confirmaram a ligação de 81 casos com o vírus Zika. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde Pública (SESAP).

Os casos notificados estão distribuídos em 79 municípios do Estado. Mossoró, por exemplo, lidera o ranking com 86 recém-nascidos. Desses, 82 estão sob investigação.

De acordo com a SESAP, Mossoró também está entre os seis municípios que registraram casos de microcefalia com evolução para óbito. No total do RN, foram 15 natimortos registrados, sendo um deles na capital do Oeste.

O aumento dos casos de microcefalia foi evidenciado a partir do mês de outubro de 2015.

Em novembro e dezembro houve uma discreta diminuição, porém, neste ano, os registros voltaram a elevar-se, com destaque para fevereiro, quando foi notificado o maior número de casos suspeitos desde o início do monitoramento.

Recomendação

O Ministério da Saúde orienta gestantes a adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de mangas compridas e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário