20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ESTADO
Da redação
31/03/2016 08:50
Atualizado
14/12/2018 06:10

Médica salva bebê de 1 mês usando um pote de margarina no RN

Recém-nascido não conseguia respirar e o balde de manteiga foi improvisado como respirador. Há suspeita de que a criança tenha contraído a gripe H1N1.
Reprodução / InterTV Cabugi

Uma médica salvou a vida de uma criança de apenas 1 mês usando um pote de margarina na noite desta quarta-feira (30). O caso aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O balde de manteiga foi usado como respirador improvisado.

O recém-nascido deu entrada na unidade com suspeita de gripe H1N1 (conhecida popularmente como gripe suína) e insuficiência respiratória.

Sem vagas de UTI e estrutura adequada para atender o bebê, a médica cortou o pote de margarina e usou como capacete, improvisando um equipamento empregado para tratar distúrbios respiratórios.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, o ato da médica não é recomendado, mas foi preciso para salvar a vida da criança.

“Foi uma medida salvadora naquele momento, para dar o mínimo de estabilidade para a criança. Apesar de ser feia, a estrutura que foi montada funciona. Ela, provavelmente, usou isso até a criança ir para a entubação. Ela fez isso para dar o suporte, agiu corretamente”, destacou em entrevista à InterTV Cabugi.

Após algumas horas, um dos aparelhos de ventilação mecânica da UPA foi desocupado e o bebê foi entubado. Para a médica, falta agora exames específicos para confirmar se o recém-nascido contraiu o vírus H1N1.

                                                                                                                                                 Com informações da InterTV Cabugi

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário