29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
Da redação
15/04/2015 09:13
Atualizado
14/12/2018 08:19

Até segunda defino o local , diz Silveira Junior sobre camelôs

Durante reunião com ambulantes e Câmara Municipal, prefeito Francisco José Junior recebeu seis propostas de locais para acomodar os ambulantes e em seguida iniciou as análise técnica

O prefeito Francisco José Junior se reuniu novamente com os representantes dos ambulantes do Centro de Mossoró e representantes da Câmara Municipal para, até o dia 30, ‘limpar’ as calçadas do Centro da cidade.

A Ação Judicial movida pelo Ministério Público contra Prefeitura para retirar os ambulantes das calçadas e assim respeitar a Lei de Acessibilidade, começou em 2004, sendo que durante todo este tempo os gestores de Mossoró tenham adotado medidas para solucionar o problema. "Dialogando, vamos encontrar solução", diz o prefeito.

Os ambulantes foram representados na reunião pelos comerciantes Nelson Salustino, Antônio Canuto e Franscivaldo Santos da Silva. Eles apresentaram seis propostas de locais que poderia ser adaptado para receber os vendedores.

Após a reunião com os ambulantes e a Câmara de Vereadores, representada por Genilson Alves e Tomaz Neto, o prefeito Francisco José Junior se reuniu com os secretários de Infra estrutura, José Couto; de Segurança e Defesa Civil, Alvibá Gomes; de Meio Ambiente e Urbanismo, João Gentil; da Transparência, Luiz Antônio Costa Reis; e o gerente de Urbanismo, Doriam Jorge.

O prefeito entregou aos secretários as propostas apresentadas pelos representantes dos ambulantes e exigiu a elaboração de um projeto viável até sexta-feira, 17, ao Executivo. Na próxima segunda-feira, 20, Francisco José Junior volta a conversar com o representante dos ambulantes, desta vez já com o local (s) definido para receber os ambulantes.

“A princípio gostamos muito da conversa com o prefeito Francisco José Junior. Vamos gostar mais ainda quando segunda-feira ele apresentar o local adequado para nós ficarmos”, diz Franscivaldo Santos da Silva. Teremos uma solução não só de retirada, mas de um local para que possa comercializar os produtos e tenham como sobreviver”, destaca.

MOSSORÓ HOJE acompanhou a equipe de secretários visitando os locais que deverá receber os vendedores ambulantes do Centro de Mossoró. O primeiro local visitado foi o Beco Martins, que fica ao lado do Teatro Lauro Monte Filho. O segundo local foi a quadra de esportes da Praça Carcará, perto do Rio Mossoró e o terceiro local foi uma rua que fica ao lado da Fuji Filme, também no Centro de Mossoró.

Após as visitas, o secretário Luiz Antônio, que é conhecido por Lula, disse que tudo indica que a rua ao lado da Fuji Filme e o Beco Martins vai receber provisoriamente os ambulantes e que futuramente será estruturada a Praça Carcará ou outro local para receber os ambulantes.

Luiz Antônio adiantou que a Prefeitura Municipal diligenciou junto ao Sebrae e a Caixa Econômica, para que os pequenos comerciantes abram suas empresas e consiga recursos para se profissionalizar, ampliando e melhorando seus negócios, consequentemente a qualidade de vida. “O nosso objetivo é dá o encaminhamento adequado a todos eles”, destaca

 

Pequenos comerciantes podem abrir empresas e ter acesso a crédito

Em apenas 10 minutos, o vendedor ambulante das ruas do Centro de Mossoró, dos bairros periféricos ou cidades vizinhas, pode criar uma empresa e legalizar seu negócio.

É o que afirma o gerente Valdemar Belchior, do SEBRAE, de Mossoró. Ele espera que durante esta semana pelo menos 800 pequenos comerciantes se tornem pequenos empreendedores.

O trailer do Sebrae está instalado na Praça da Independência, em frente ao Mercado Central. No local são ministradas palestras sobre a importância para o comerciante que legalizar.

Segundo Valdemar Belchior, abrindo uma empresa, o pequeno comerciante pode ter acesso a crédito com mais fácil no Banco do Nordeste, Caixa Econômica, entre outros.

Segundo o secretário Luiz Antônio, de Transparência da Prefeitura de Mossoró, é orientar e oferecer condições do pequeno comerciante crescer e empregar mais gente.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário