20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
POLÍCIA
Com informações da Agência Brasil
05/03/2015 08:27
Atualizado
13/12/2018 03:38

PF desarticula quadrilha por lavagem de dinheiro em quatro estados

De acordo com a Polícia Federal, os grupos envolvidos representam o elo entre criminosos brasileiros e paraguaios.
Agência Brasil

Uma investigação para desarticular uma organização suspeita de operar com lavagem de dinheiro e evasão de dinheiro entre o Brasil e o Paraguai foi deflagrada pela Receita Federal e pela Polícia Federal nos estados no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Receita Federal informou que as investigações identificaram contas bancárias de diversas empresas, e geral fictícias, destinadas a receber valores de pessoas físicas e jurídicas brasileiras.

Essas pessoas, envolvidas nas investigações, manifestaram interesse em adquirir mercadoras, drogas e cigarros provenientes do Paraguai.

Ainda de acordo com a Receita Federal, o grupo investigado era responsável por conferir aparência lícita a recursos financeiros de origem criminosa e, também, por remeter esses mesmos recursos ao Paraguai.

Além disso, para atender às exigências de doleiros paraguaios, o grupo realizava também a transferência de parte dos ativos ilícitos para contas bancárias brasileiras controladas por tais doleiros.

As empresas controladas pela organização investigadas movimentariam mais R$600 milhões de origem duvidosa.
A operação foi nomeada de “Bemol”, conforme a Receita, por possuir o mesmo propósito da Operação Sustenido, deflagrada em maio de 2014.

Segundo a Polícia Federal, o papel das organizações criminosas descobertas pelas operações era fazer a ligação entre traficantes de drogas, “cigarreiros” e empresários brasileiros com os fornecedores do Paraguai.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário