O poeta mossoroense e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) Antônio Francisco receberá, na próxima sexta-feira, 18, o título de cidadão natalense. A homenagem, proposta pelo vereador George Câmara (PCdoB), será entregue em sessão da Câmara Municipal, a partir das 9h30.
Ao MOSSORÓ HOJE, Antônio Francisco revelou que recebeu a notícia com muita alegria. “Eu não sou muito chegado a essas coisas não, mas esse título eu gostei muito. Foi em Natal onde votei pela primeira vez, servi ao Exército, onde morei quatro anos e que costumo ir sempre, tanto que as pessoas perguntam se eu sou de lá, agora poderia dizer que também sou natalense”, brinca o cordelista.
Antônio Francisco agradeceu ao vereador George Câmara pela lembrança. “Conheci George ainda menino, é meu amigo, fico ainda mais feliz por isso. Estou aqui até preparando alguma coisa para falar lá na hora”, destacou o poeta, declamando alguns trechos do que pretende dizer no momento do recebimento do título.
Sobre o cordelista
Antônio Francisco Teixeira de Melo nasceu no dia 21 de outubro de 1949, em Mossoró. Filho de Francisco Petronilo de Melo e Pêdra Teixeira de Melo, cresceu no bairro da zona sul, Lagoa do Mato.
Publicou sua primeira poesia, “Meu Sonhos”, somente aos 46 anos, sendo hoje reconhecido como um dos mais talentos cordelistas do país, integrando, inclusive, a cadeira de nº 15, que tem como patrono Patativa do Assaré, da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
É autor, entre outros clássicos, da obra “Dez cordéis num cordel só”, livro que já foi cobrado até mesmo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no extinto Processo Seletivo Vocacionado (PSV), o antigo vestibular.