19 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:32
MUNDO
Da AFP
25/05/2015 18:24
Atualizado
12/12/2018 05:04

Vulcão Wolf entra em erupção nas Ilhas Galápagos

A erupção liberou fluxos de lavas que descem pela parte oposta ao local onde estão os animais, e gerou uma coluna de fumaça de 10 quilômetros de altura
Diego Beto Paredes / AFP

O vulcão Wolf, nas ilhas de Galápagos, no Equador, fez uma erupção nesta segunda-feira (25) lançando lava em uma zona desabitada por humanos, que abriga a única população de iguanas rosadas do mundo, disseram autoridades.

O vulcão está localizado na Ilha Isabela, a maior do arquipélago equatoriano, Patrimônio Natural da Humanidade. Os moradores de Isabela estão em Puerto Villamil, a 115 quilômetros ao sul do vulcão.

A erupção liberou fluxos de lavas que descem pela parte oposta ao local onde estão os animais, e gerou uma coluna de fumaça de 10 quilômetros de altura. A tripulação de um barco que navegava pela região registrou em vídeo os primeiros momentos da erupção.

"Esta erupção gerou uma coluna muito grande de mais de 10 quilômetros de altura, e posteriormente se dirigiu até a parte sul do vulcão. Não temos registro de qualquer tipo de perturbação para a população", afirmou à imprensa Sandro Vaca, do Instituto Geofísico de Quito.

"No vulcão está assentada a única população de iguanas rosadas do mundo, compartilhando o habitat com iguanas tartarugas gigantes Chelonoidis becky, localizadas na parte noroeste e que, por isso, não devem ter sido afetadas", informou o Parque Nacional Galápagos (PNG), em nota.

O PNG ressaltou que a erupção não representa um risco para as operações turísticas, e os parques continuarão abertos.

A última erupção do Wolf foi registrada em 1982, segundo o PNG. A atividade vulcânica pode se manter em ação por vários dias, com fluxos de lava que eventualmente descerão até a zona marítima, segundo o especialista do Instituto Geofísico.

A explosão foi avistada nesta madrugada por um barco de turismo, que alertou as autoridades de Galápagos. Elas realizarão sobrevoos para determinar o impacto da erupção.

Imagens divulgadas pelo PNG nas redes sociais mostram lava e material incandescente caindo por um dos flancos do Wolf, e uma fumaça que se eleva da cratera.

Uma espécie única
A atenção dos ambientalistas está centrada nas iguanas rosadas, uma espécie única no mundo que habita a ilha Isabela.

Os primeiros indivíduos desta espécie foram encontrados em 1986, e após investigarem por vários anos seu componente genético, foi determinado que tratava-se de um réptil de características desconhecidas.

A iguana pertence ao gênero Conolophus, e seu traço mais chamativo é a cor rosada, que se atribui a uma perda de pigmentação.

Localizado a 1.000 km da costa equatoriana, o arquipélago de Galápagos é formado por 13 ilhas e é considerado uma das zonas vulcânicas mais ativas do mundo, de acordo com o Instituto Geofísico Equatoriano.

Além do Wolf, na ilha Isabela estão os vulcões Darwin, Alcedo, Cerro Azul e Sierra Negra.

As ilhas Galápagos receberam seu nome das gigantes tartarugas que a habitam, e foram o laboratório natural no qual se inspirou o cientista inglês Charles Darwin para elaborar sua teoria sobre a evolução das espécies no século XIX.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário