28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍCIA
Cezar Alves
06/03/2015 09:03
Atualizado
13/12/2018 01:10

Governo convoca 193 do último concurso da Polícia Civil do RN

Novos policiais começam a capacitação em trintas dias e última turma deve sair da academia no dia 30 de outubro para reforçar o policiamento das ruas do RN
Ivanizio Ramos

O Governador Robinson Faria, do PSD, cumprindo determinação judicial, convocou para curso de formação 104 para agentes de Policia Civil, 57 para cargos de delegados e 31 para escrivães.

Veja lista COMPLETA DE COVOCADOS.

A Publicação do Edital está no Diário Oficial desta sexta-feira, 6. Os concursados agora vão passar por um período de treinamento antes da nomeação para trabalhar.

Além de atender a determinação judicial, a nova convocação do último concurso para Polícia Civil atende, mesmo que de forma tímica, um pleito da própria instituição e da sociedade.

No Rio Grande do Norte, segundo informa Paulo César Macedo, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN, existe apenas 27% (cerca de 1.500) dos policiais civis que precisa.

Com base no levantamento feito em 2010, Paulo Cesar disse: “Naquela época observamos no estudo que seriam necessários 4 mil agentes, 800 escrivãs e 350 delegados no RN”, destaca.

Em relação ao número reduzido de policiais civis trabalhando, associado ao fato de não existir presídios adequados e nem estrutura pericial, Paulo Cesar afirma que as investigações não têm celeridade.

Ao MOSSORÓ HOJE, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN, revela que para atender com o mínimo de conforto a população, seriam necessários que o Governo do Estado pelo menos preenchesse as vagas existentes.

Por outro lado, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Defesa Social e Segurança Pública, diz que não tem limite prudencial para fazer novo concurso.

No caso da convocação atual, os policiais foram chamados para fazer o curso de formação para atender uma determinação judicial e assim livrar-se do crime de responsabilidade.

Inicialmente serão capacitados os candidatos a escrivães.
Os candidatos devem apresentar para o curso às 8h do dia 6 de abril, no Auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Governo, no bairro Lagoa Nova. Conclusão no dia 30 de julho.

Já a aula inauguração para os agentes de Policia Civil será às 8h do dia 4 de maio, no mesmo local dos escrivães. Neste caso, a previsão de conclusão é 8 de agosto.

Já os 57 candidatos a delegados terão que se apresentar no mesmo local e horário no dia 1 de junho. O curso de formação será concluído, neste caso, no dia 30 de setembro.

Além destes, também terão outros 50 agentes que conseguiram decisão da Justiça para o curso de capacitação. Neste caso a aula inaugural será no dia 1 de julho e termina em 30 de outubro.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário