O Governador Robinson Faria, do PSD, cumprindo determinação judicial, convocou para curso de formação 104 para agentes de Policia Civil, 57 para cargos de delegados e 31 para escrivães.
Veja lista COMPLETA DE COVOCADOS.
A Publicação do Edital está no Diário Oficial desta sexta-feira, 6. Os concursados agora vão passar por um período de treinamento antes da nomeação para trabalhar.
Além de atender a determinação judicial, a nova convocação do último concurso para Polícia Civil atende, mesmo que de forma tímica, um pleito da própria instituição e da sociedade.
No Rio Grande do Norte, segundo informa Paulo César Macedo, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN, existe apenas 27% (cerca de 1.500) dos policiais civis que precisa.
Com base no levantamento feito em 2010, Paulo Cesar disse: “Naquela época observamos no estudo que seriam necessários 4 mil agentes, 800 escrivãs e 350 delegados no RN”, destaca.
Em relação ao número reduzido de policiais civis trabalhando, associado ao fato de não existir presídios adequados e nem estrutura pericial, Paulo Cesar afirma que as investigações não têm celeridade.
Ao MOSSORÓ HOJE, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN, revela que para atender com o mínimo de conforto a população, seriam necessários que o Governo do Estado pelo menos preenchesse as vagas existentes.
Por outro lado, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Defesa Social e Segurança Pública, diz que não tem limite prudencial para fazer novo concurso.
No caso da convocação atual, os policiais foram chamados para fazer o curso de formação para atender uma determinação judicial e assim livrar-se do crime de responsabilidade.
Inicialmente serão capacitados os candidatos a escrivães.
Os candidatos devem apresentar para o curso às 8h do dia 6 de abril, no Auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Governo, no bairro Lagoa Nova. Conclusão no dia 30 de julho.
Já a aula inauguração para os agentes de Policia Civil será às 8h do dia 4 de maio, no mesmo local dos escrivães. Neste caso, a previsão de conclusão é 8 de agosto.
Já os 57 candidatos a delegados terão que se apresentar no mesmo local e horário no dia 1 de junho. O curso de formação será concluído, neste caso, no dia 30 de setembro.
Além destes, também terão outros 50 agentes que conseguiram decisão da Justiça para o curso de capacitação. Neste caso a aula inaugural será no dia 1 de julho e termina em 30 de outubro.