23 MAI 2026 | ATUALIZADO 00:04
POLÍCIA
Da redação
01/06/2017 07:35
Atualizado
13/12/2018 15:28

Deputados vão debater segurança em Baraúna, um dos municípios mais violentos do RN

A+   A-  
Levantamento do Observatório da Violência mostra que RN contabilizou até ontem 1.029 homicídios. Mossoró soma 111 de 1º de janeiro até 31 de maio de 2017.
Imagem 1 -  Deputados vão debater segurança em Baraúna, um dos municípios mais violentos do RN
Josemário Alves/Arquivo MH
A violência alarmante registrada no Rio Grande do Norte será terma de audiência pública da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (02), em Baraúna,  um dos municípios que mais acontecem homicídios no RN em se observado por número de habiantes desde 2013.

O objetivo é debater a segurança púlblica da região oeste do Rio Grande do Norte. A solenidade acontecerá a partir das 16h00 na Câmara Municipal. 

O município de Baraúna registra, por ano, de 20 a 35 homicidios. Este ano já ocorreram 5 homicídios. Considerando que o município de Baraúna tem 24 mil habitantes. Somando a média de homicídios de Baraúna dos últimos cinco anos (2011 a 2016), dá 143 homicídios, o que corresponde a 95 homicídios por 100 mil habitantes por ano - 12 vezes maior do que a taxa estimada pela Organização Nacional de Unidas; o dobro da média do Estado e Nacional.





Segundo levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO), instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida, o RN ultrapassou a marca de mil assassinatos em 2017, registrando uma média de 6,8 homicídios por dia.

De janeiro a maio de 2017, Mossoró registrou 111 homicídios. Nos cinco primeiros meses do anos, 10 bairros se destacaram com índices alarmantes. O bairro Aeroporto contabilizou até o momento 11 mortes; Belo Horizonte 9 e Santo Antônio 8; Boa Vista, Barrocas e Dom Jaime, 7; Santa Helena 6; e Bom Jardim, Malvinas e Parque das Rosas, 5 cada.

Neste ano, o mês de abril foi o mais violento em Mossoró, contabilizando 26 homicídios. 


Foram convidados para a audiência, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Polícia Militar, Policia Civil, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, OAB-RN, OBVIO, além da sociedade civil. A audiência foi proposta pela deputado Larissa Rosado (PSB).

Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário