A Polícia Civil e Militar prendeu durante a Operação Pecado Original, nesta sexta-feira (23), um dos líderes de uma facção criminosa em Jardim de Piranhas, na região Seridó potiguar. Ao todo, 34 investigados foram presos e apreendidas armas e R$ 20 mil em dinheiro. Entre os 34 presos, 11 são mulheres e 23 são homens.
Segundo o delegado regional de Caicó, Leonardo Germano, que coordenou a operação, o líder da facção foi identificado como Washington Luiz de Oliveira no município de Jardim de Piranhas. "Ele é apontado, pelas investigações, como o líder na cidade da facção criminosa que ele atua, na cidade de Jardim de Piranhas, Washington era aquele que detinha a alcunha de linha de frente, era aquele que dava a última palavra se tratando de crime organizado", afirmou o delegado.
Das 34 prisões efetivadas, 12 delas foram cumpridas mediante mandados judiciais em desfavor de criminosos que já estavam detidos no sistema penitenciário. A ação foi efetivada nas cidades de Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, Caicó, Jucurutu, Jardim do Seridó e Itajá. Também foram cumpridos mandados judiciais na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba. As investigações revelaram que havia uma grande conexão de ações entre as cidades de Caicó e Jardim de Piranhas.
Em entrevista ao repórter Rosivam Amaral, da TV Kurtição e Caicó em Foco, o delegado Leonardo Germano explicou que a investigação começou há cerca de 10 meses a partir dos ataques a prédio públicos na região Seridó. "Já naquela época a gente começou organizar visando no futuro deflagrar a operação que hoje foi anunciada", relatou.
De acordo com o delegado, outros suspeitos presos na operação são considerados "linha de frente" da facção criminosa em Caicó. Os dois principais são: Caio Eduardo Oliveira dos Santos e Fransuelmo Silva de Oliveira. Os dois são considerados de extrema periculosidade.
As investigações apontaram que Caio Eduardo fazia a ligação da facção criminosa entre os municípios de Caicó e Jardim de Piranhas. Já Fransuelmo fazia a ligação da facção entre Caicó e Natal.
Ainda segundo a polícia, um dos crimes executados pela facção criminosa este ano foi o assassinato do menino Junior Cesar Vale da Costa, de 10 anos, em Jardim de Piranhas. Os criminosos, na época, tentaram matar um tio do menino e acabaram o atingindo.
O nome da operação é Pecado Original, uma referência ao apelido do líder do grupo criminoso e a forma como ele aliciava as pessoas a entrarem no mundo do crime. O trabalho foi coordenado pelos delegados Ricardo Brito e Leonardo Germano.