A Justiça Federal do Rio Grande do Norte aceitou receber 20 presos considerados líderes de facções que já fizeram mais de 160 ataques no Estado do Ceará nos últimos 7 dias.
Os presos foram transferidos durante a madrugada desta quarta-feira, 9. Saíram da capital alencarina por volta das 2 horas da madrugada, numa operação com todas as forças de seguranças.
A Polícia Rodoviária Federal liberou o trajeto do comboio. A Polícia Federal, Agentes Penitenciários Federais e da Força Nacional fizeram a escolta, de forma planejada e organizada.
De Mossoró, os presos serão enviados para os outros quatro presídios federais no País. Num segundo momento, serão transferidos outros 40 presos do Ceará para os presídios Federais.
Os presos que vieram do Ceará para Mossoró seriam líderes do Comando Vermelho, que teria se juntando aos líderes do Guardões do Estado, para aterrorizar o Ceará depois que souberam das medidas de contenção nos presídios.
Estas transferências foram todas autorizadas pelo ministro da Justiça Sérgio Moro e, conforme a papelada for ficando pronta, deve ir acontecendo. O ponto base destes 20 presos é o Presídio Federal de Mossoró.
Dos demais, a Secretaria de Segurança do Ceará não informa.