A delegação brasileira bateu recorde e lidera o ranking de medalhas no ParaPan-Americano de Toronto dee 2015. No terceiro dia da competição, o Brasil possui 255 medalhas no total, sendo 107 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.
O número de medalhas já supera o desempenho do Brasil no Parapan de quatro anos atrás, em Guadalajara. Nos jogos do México, o Brasil somoou 197 medalhas, com 81 ouros, 61 pratas e 55 bronzes.
A campanha do Brasil neste ano também superou a melhor marca brasileira, obtida no Rio de Janeiro, no Pan de 2007. Lá, foram 228 medalhas, com 83 ouros, 68 pratas e 77 bronzes.
Em medalhas de ouro, Toronto já representa o mais superlativo resultado brasileiro na história da competição.
O desempenho faz dos atletas brasileiros os líderes na tabela de classificação com larga distância. Para se ter uma ideia, o Canadá, o segundo colocado, somam 166 medalhas, sendo 50 de ouro. Os Estados Unidos, está em terceiro lugar com 166 medalhas no total.
Os destaques da quinta-feira (13) saíram do tênis, atletismo, judô e da natação. Teve até dobradinha brasileira na prova de corrida de 200 metros, na classe T38: Veronica Hipolito ficou em primeiro lugar e Jenifer dos Santos, em segundo. No tênis, destaque para a dupla feminina Natália Mayara e Rejane Cândida, que venceram as colombianas Angelica Bernal e Johana Martinez por 2 sets a 1.
Abner Nascimento venceu três lutas na categoria 73 kg do judô e também subiu ao ponto mais alto do pódio. Já na natação, destaque para Camille Rodrigues, a mais rápida nos 100m costas, classe S9, garantindo a medalha dourada.
Ainda sobrou tempo para o ouro no ciclismo, com Lauro Chaman, vencedor da prova contra-relógio de estrada, classe C5.