19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
NACIONAL
AGÊNCIA O GLOBO
08/02/2019 16:01
Atualizado
08/02/2019 16:01

Alvo de investigação na Receita, Gilmar aponta 'abuso de poder' e pede providências a Toffolli

A Receita abriu um procedimento para identificar “focos de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência” relativos a Gilmar e a esposa
A Receita abriu um procedimento para identificar “focos de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência” relativos a Gilmar Mendes
ilton de Freitas/Agência O Globo

Depois de tomar conhecimento de que é alvo de uma investigação da Receita Federal com a mulher, a advogada Guiomar Mendes , o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes enviou na quinta-feira um ofício ao presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, solicitando a investigação e "adoção de providências urgentes" em relação aos auditores fiscais.

Toffoli, por sua vez, enviou ofícios à procuradora-geral da República, Raquel Dodge; ao ministro da Economia, Paulo Guedes; e ao Secretário da Receita, Marcos Cintra, solicitando a "devida apuração e adoção das providências cabíveis".

A Receita abriu um procedimento para identificar “focos de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência” relativos a Gilmar e a Guiomar. O documento diz ainda que o "tráfico de influência normalmente se dá pelo julgamento de ações advocatícias de escritórios ligados ao contribuinte e seus parentes, onde o próprio magistrado ou um de seus pares facilita o julgamento". A informação sobre a investigação foi revelada pela revista "Veja".

No ofício enviado a Toffolli, Gilmar aponta "abuso de poder" por parte dos fiscais da Receita."Causa enorme estranhamento e merece ponto de repúdio o abuso de poder por agentes públicos para fins escusos, concretizado por meio de uma estratégia deliberada de ataque reputacional a alvos pré-determinados"

O ministro do Supremo também pediu a "adoção de providências urgentes" para "apurar a responsabilidade por eventual ilícito" e destacou que "nenhum fato concreto é apresentado" nos documentos publicados pela imprensa.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário