23 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:06
ESTADO
COM INFORMAÇÕES DO BLOG ANGICOS
22/04/2019 10:32
Atualizado
22/04/2019 10:35

Outros dois açudes grandes ameaçam se romper na região Central

Defesa Civil Estadual se reuniu na noite deste domingo, 21, com os prefeitos das cidades de Angicos, Fernando Pedroza, Ipanguaçu e Santana do Matos buscando adotar medidas de contenção destes açudes e até de evacuação, caso necessário.
Técnicos da Defesa Civil reunidos na noite deste domingo, na cidade de Angicos, decidiram monitorar os açudes São Miguel 2 e Vavá 2, que estão ameaçando se romper, no caso de haver novas chuvas fortes na região conforme previsto pela EMPARN
FOTO: BLOG ANGICOS

A Defesa Civil Estadual confirmou que dois açudes (São Miguel 2 e Vavá 2) pode se romper a qualquer momento na zona rural do município de Fernando Pedroza-RN.

Com a chuva de mais ou menos 150 mm na tarde de sábado, se romperam os açudes São Miguel I, Vava I e São Pedro, todos localizados em propriedades privadas.

O risco de rompimento se tornou ainda maior com a notícias de que poderá acontecer novas chuvas fortes nos próximos dias no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo a gerência de meteorologia da Emparn, as condições continuam favoráveis à ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado.

Nos próximos dias, além da atuação da Zona de Convergência Intertropoical (ZCIT), tem também a chegada de uma frente fria que pode contribuir para o aumento de chuvas,

Diante da possibilidade, integrantes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros, da SEMARH, IGARN e das prefeituras de Angicos, Fernando Pedroza, Ipanguaçu se reuniram.

O chefe da Defesa Civil Estadual engenheiro civil João Maria Cavalcanti, comandou reunião com o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN Caramuru Paiva.

Com os dois estavam os prefeitos Sandra Jaqueline (Fernando Pedroza), Deusdete Gomes (Angicos) e Valdereco (Ipanguaçu), que também estão preocupados com o quadro.

A reunião aconteceu na noite deste domingo, na cidade de Angicos. Decidiram monitorar com intervalo de uma hora os açudes de São Miguel 2 e Vava 2 e o Açude Grande, de Angicos.

No caso de haver rompimento, o alerta de evacuação da população das áreas baixas será emitido pelas rádios, grupos de Whatsapp, enfim, por todos os meios de comunicação.

O coordenador nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já está ciente dos transtornos causados pelas chuvas na região Central do Rio Grande do Norte.

O tenente-coronel BM Marcos de Carvalho acompanha os trabalhos. Ele atestou a possibilidade de rompimento dos açudes São Miguel 2 e Vavá 2.

Ainda não é possível informar quantas pessoas seriam afetadas com a possível ruptura da parede desses açudes, porém é certo que a cidade de Ipanguaçu ficaria 70% inundada.

Nesta segunda-feira, 22, uma equipe da Semarh está ampliando os sangradouros dos reservatórios para aumentar o fluxo de descarga ou ainda o rebaixamento do vertedouro. A ideia é reduzir a possibilidade de rompimento e se houver reduzir os estragos possíveis.


BR-304

A Defesa Civil também vistoriou neste domingo a ponte na BR-304 que está em situação crítica devido à erosão provocada pela forte correnteza da noite de sábado. Já foram acionados o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário