25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
SAÚDE
29/04/2019 11:33
Atualizado
29/04/2019 11:34

Mulheres entre 30 e 60 anos são as mais atingidas pela Fibromialgia

Segundo o reumatologista da Hapvida Saúde, Henrique Latorre, de cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. A prática de exercícios físicos e a alimentação equilibradas são essenciais para o tratamento dos sintomas.
As causas da doença ainda são desconhecidas, mas o sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome. Assim como traumas físicos ou emocionais.
FOTO: DIVULGAÇÃO

A síndrome é comum, mas o nome pode ser um tanto desconhecido ou complicado. A Fibromialgia é uma doença na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos.

O médico reumatologista do Hapvida Saúde, Henrique Latorre, explica quais são os principais sintomas que são acarretados pela doença.

‘‘Com ela vem a sensibilidade nas articulações, músculos e tendões, causando dor, fadiga, distúrbios do sono e dores de cabeça, por exemplo’’.

O especialista enfatiza que a predominância da Fibromialgia acontece, principalmente, nas mulheres, geralmente entre 30 e 60 anos.

‘‘De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Essa é a faixa etária mais atingida, porém existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes, tanto antes quanto depois da menopausa’’, explicou.

As causas, ainda desconhecidas, apresentam fatores associados a esta síndrome incluindo genética e infecções virais.

‘‘Sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome. Assim como traumas físicos ou emocionais’’, complementa o médico Henrique Latorre.

As dores que atingem principalmente a coluna, cotovelos, bacia, joelhos devem recebem tratamento adequado com a orientação médica.

‘‘Exercícios físicos são a melhor opção no tratamento da doença, além de uma alimentação equilibrada e evitar o tabagismo’’, esclarece o reumatologista.

O diagnóstico da Fibromialgia é realizado sob consulta ao realizar a descrição completa dos sintomas.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário