29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
COM INFORMAÇÕES DO G1
05/06/2019 09:13
Atualizado
05/06/2019 09:13

RN está entre os estados que mais perdem água por meio de vazamentos e “gatos”

O estado ocupa a 8ª posição no ranking dos que apresentam a maior perda na distribuição. A cada 100 litros de água captada, tratada e pronta para ser distribuída, 50 litros ficam pelo caminho, aponta estudo.
Dos oito estados, cinco estão no Norte e três, no Nordeste, regiões que, historicamente, apresentam os piores índices de saneamento do Brasil.
FOTO: REPRODUÇÃO

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil com a GO Associados, oito estados do país perdem metade ou mais da água que produzem com problemas de vazamentos, ligações clandestinas e falhas de leitura de hidrômetro.

O Rio Grande do Norte ocupa a 8ª posição no ranking estados que apresentam a maior perda na distribuição, chegando a 50%. Isso significa que a cada 100 litros de água captada, tratada e pronta para ser distribuída, 50 litros ficam pelo caminho.

Dos oito estados, cinco estão no Norte e três, no Nordeste, regiões que, historicamente, apresentam os piores índices de saneamento do Brasil.

Roraima é o estado com o pior índice, com uma perda na distribuição que chega a 75%, seguido por Amazonas (69%) e Amapá (66%).

Segundo Pedro Scazfuca, da GO Associados, o índice de perda na distribuição é um indicador de eficiência, o que deixa claro problemas estruturais no setor de saneamento básico do país.

A perda de distribuição é medida através da diferença entre a água produzida pela concessionária responsável pelo setor e o volume que chega às casas das pessoas de forma oficial.

Essa diferença significa desperdício através de vazamentos, roubos e furtos de água e erros de leitura ou leituras imprecisas de hidrômetros antigos. Assim, quanto menor é o índice, menores são os problemas de serviço e gestão.

BRASILEIROS ATENDIDOS COM ABASTECIMENTO DE ÁGUA TRATADA

Enquanto 83,5% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada, a média da região Norte para o mesmo indicador é de 57,5%. A do Nordeste é a segunda pior, com 73%.

Em relação ao acesso à coleta de esgoto, a situação é ainda mais grave: apenas 10,2% da população do Norte e 26,9% da do Nordeste são atendidas, contra a média nacional de 52,4%.

O estudo utiliza os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2017.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário