O cenário é emocionante, singular e, geralmente, delicado. Neste período da maternidade, é comum mães e pais ficarem preocupados com a fragilidade e saúde de seus filhos.
A pediatra do Hapvida Saúde, Gabriela Roriz, explica a nomenclatura destinada pelos especialistas para esse período pós-parto.
‘‘Depois do nascimento do bebê uma nova vida começa e esse momento em que os pais e o bebê necessitam para se conhecerem, se adaptarem à nova vida e fortalecerem os vínculos, chamamos de Lua de Leite’’.
O ideal é o afastamento de tarefas e obrigações do cotidiano e tentar se manter sempre em um ambiente calmo e muito contato pele a pele com a criança.
‘‘É o tempo ideal para que a família crie esse relacionamento com o novo membro e se acostume com seus novos papéis. O importante é procurar uma rede de conforto’’, enfatiza a médica.
Segundo a pediatra, é importante criar uma rotina aos poucos para passar segurança a criança e ativar os picos hormonais nos horários certos. Mas, é compreensível que no início tudo precisa ser adaptado.
O recomendado, por exemplo, é não sair com o bebê para um ambiente como shopping que receba muita gente, até, pelo menos, nos primeiros seis meses de vida.
‘‘Sair com o bebê de casa para um ambiente como o shopping não é o ideal. É importante que a criança receba todas as vacinas desse período de recém-nascido que são contra doenças importantes. O bebê não tem imunidade e não está apta a sair até pelo menos seis meses’’, pontua a pediatra Gabriela Roriz.