Nesta quarta-feira (26) o diretor do Hospital Infantil Varela Santiago, Dr. Paulo Xavier, enviou um comunicado anunciando a suspensão de 180 cirurgias de crianças de todo o estado por falta de recursos.
De acordo com a nota emitida pela instituição, a situação financeira do hospital se agravou após o Governo do Estado não renovar um convênio anual com a unidade no valor de R$ 2,3 milhões.
“É triste isso, fazemos isso constrangido, porque essas pessoas precisam de assistência. Hoje o Varela Santiago atende a mais de 90% de todos os casos graves do Rio Grande do Norte, nós fazemos 390 cirurgias por mês”, lamentou o diretor.
Segundo Dr. Paulo Xavier, as cirurgias que serão canceladas são as consideradas pequenas, como de fimose, amígdalas e adenoide, por exemplo.
Além dessas cirurgias, outras, que necessitam de administração de alimentação parenteral, já estão suspensas, também pela falta de recursos do convênio com o estado.
O médico ainda disse que desde janeiro a solicitação de renovação do convênio está com o secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia, mas não ainda não foi assinado.
Após o anúncio do fim das cirurgias a Sesap convocou a imprensa para uma entrevista coletiva, nesta quinta-feira (27), às 15h, com o secretário Cipriano Maia, para falar sobre o convênio da Sesap com o hospital Infantil.
O Hospital Varela Santiago é filantrópico, atualmente possui 110 leitos de pediatria e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).