28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
26/08/2019 12:29
Atualizado
26/08/2019 15:22

Especialista explica a importância das vacinas no período de gestação

Manter o calendário de vacinas em dia é essencial para que a mulher tenha imunidade e o bebê nasça saudável, explica a Ginecologista Isabel Gondim.
FOTO: REPRODUÇÃO

A gestação é um momento de muitas mudanças na rotina da família e de cuidados a mais na saúde da mamãe que passa por transformações hormonais no corpo. Manter o calendário de vacinas em dia é essencial para que a mulher tenha imunidade e o bebê nasça saudável.

Se a paciente não tiver sido imunizada, comprovando na caderneta de vacina as doses corretas, devem ser aplicadas no período de gestação a proteção contra a Influenza (gripe), A Tríplice Bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche) ou Dupla do Tipo Adulto (DT) e Hepatite B.

Para a ginecologista do Hapvida Saúde, Isabel Gondim “a função das vacinas é proteger a mãe e impedir a contaminação do bebê”.

É sempre bom lembrar que ao nascer, a criança precisa tomar suas próprias vacinas. Ainda de acordo com a médica, “em alguns casos há as recomendadas em situações especiais, quando existe, por exemplo, algum surto de doenças”.

A Influenza protege do vírus da gripe e também de quadros mais graves, como internações por bronquite e pneumonias.

A Tríplice Bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche) imuniza contra infecções que podem ocorrer com instrumentos impróprios e/ou contaminados utilizados para cortar o cordão umbilical (tétano neonatal).

Crianças infectadas por Hepatite B podem apresentar cirrose hepática e câncer hepático na fase adulta.



Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário