25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
SAÚDE
ANNA PAULA BRITO, COM INFORMAÇÕES DE CEZAR ALVES
04/09/2019 18:58
Atualizado
05/09/2019 09:13

Novas terapias contra o câncer incluídas no SUS animam os médicos

“A taxa de resposta dos novos tratamentos tem sido surpreendente, chegando a converter, por exemplo, um câncer de intestino de não curável para curável, porque a taxa de resposta chega a 68% e muitas vezes consegue reduzir tanto o tamanho da lesão que o cirurgião consegue operar e o paciente volta a ter chances de cura”, explica animado o oncologista Thiago Rego.
FOTO: MOSSORÓ HOJE

Nesta terça-feira (3) o Médico Oncologista Thiago Rego conversou com o jornalista Cezar Alves e contou que a medicina tem avançado com relação a novos tratamentos para vários tipos de câncer e que muitos desse tratamentos vêm sendo incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Dr. Thiago, essas novas terapias têm aumentado as chances de cura para os pacientes da rede pública e animado os médicos.


“Graças a Deus o câncer tem se tornado uma doença controlável, porque antigamente o tratamento era muito cruel. Para o pessoal de casa entender, antigamente, a gente usava uma bomba química, que tratava e matava as células saudáveis junto com as cancerígenas. Hoje em dia os novos tratamentos estão atacando apenas as células cancerígenas, atingindo uma taxa de resposta surpreendente”.

A taxa de resposta é a percentagem de pacientes cujo câncer diminui ou desaparece após realizado o tratamento.

O oncologista explicou que alguns tratamentos recentemente incorporados ao SUS são tão eficientes que, em algumas situações, chegam a reverter casos de câncer de intestino, por exemplo, que já estavam em situação de metástase.

“A taxa de resposta tem sido surpreendente, chegando a converter, por exemplo, um câncer de intestino de não curável para curável, porque a taxa de resposta chega a 68% e muitas vezes consegue reduzir tanto o tamanho da lesão que o cirurgião consegue operar e o paciente volta a ter chances de cura”, disse o médico animado.


Dr. Thiago Rego disse que os médico ficavam tristes quando viam a diferença entre o tratamento ofertado para paciente de convênio e o ofertado para paciente do SUS, quando o profissional sabia que a pessoa necessitava de algum remédio a mais, mas o sistema público não oferecia.

Contudo, há cerca de dois anos foram incorporados muitos remédio, com valores altos que agora podem ser oferecidos aos pacientes do SUS.

“Para o câncer de mama a gente hoje já está bem mais tranquilo. Foram incorporados tratamentos que custam R$ 14 mil, que já têm no SUS e são disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Por câncer de rim, que não existia nada, também foram incorporados, o câncer de próstata, que era algo que nos deixava angustiados, também foi incorporado, então isso tudo é uma grande revolução que aos poucos vem sendo trazida para os pacientes do SUS para que não exista desigualdade, uma coisa que não deve realmente existir”, explicou o médico.

Questionado se já é possível falar em cura, Dr. Thiago foi enfático e disse que sim, é possível curar o câncer, dependendo apenas que a população tenha a consciência de fazer check-ups de rotina para prevenção da doença ou diagnóstico no estágio inicial, o que aumenta significativamente a chance de cura da doença.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário