29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
10/09/2019 18:50
Atualizado
10/09/2019 18:50

Parlamentares criam Frente Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Escrita

A iniciativa partiu do senador Jean Paul Prates, em parceria com a deputada federal Fernanda Melchionna, em resposta ao recente episódio de censura na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (RJ).
FOTO: DIVULGAÇÃO

Em resposta ao recente episódio de censura na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (RJ), deputados, senadores e diversas entidades sociais lançaram nesta terça-feira (10) a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Escrita.

A iniciativa partiu do senador Jean Paul Prates, em parceria com a deputada federal Fernanda Melchionna.

Os dois parlamentares presidirão a frente suprapartidária, que obteve a adesão de cerca de 200 congressistas e terá como vice-presidentes a senadora Leila Barros e o deputado federal Waldenor Pereira.

Durante o lançamento na Câmara dos Deputados, os parlamentares fizeram a leitura do Manifesto Contra a Censura na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Os participantes do evento classificaram como “abominável” a tentativa de instalar “a censura à liberdade artística e de expressão no país”.

“Querem tornar o Brasil refém de um pensamento político difuso, reacionário e ultrapassado. Censura nunca mais", diz trecho do documento lido no lançamento da frente.

O senador Jean Paul Prates conclamou os representantes das cerca de 50 entidades, associações e organizações da sociedade civil presentes no evento a participarem das audiências públicas e debates que serão realizados pela Frente Parlamentar Mista do Livro, da Leitura e da Escrita.

Jean Paul repudiou as ameaças ao que classificou de “graves ameaças às liberdades democráticas com a tentativa de reinstalar a censura no Brasil”.

“Estamos vivendo um período muito ruim para a democracia, mas ainda podemos reagir. Não há como ficar olhando as coisas acontecerem contemplativamente. Temos de fazer alguma coisa. Esse ato é muito importante, porque é uma primeira reação”, afirmou.

Fernanda Melchionna alertou que “vivemos um tempo histórico em que tentam voltar com a censura no Brasil”.

“Não é um raio no céu azul. É um projeto autoritário que, para se instalar no país, precisa liquidar o pensamento crítico, atacar as artes, o cinema e a leitura e fazer como fizeram em todos os períodos autoritários da nossa história: queimar livros”, advertiu.

A deputada disse, ainda, que a reação da sociedade civil à censura do prefeito Marcelo Crivella à Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro “mostrou que é possível reagir ao autoritarismo”. “Não vai ter censura”, pregou.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário