07 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:45
SAÚDE
13/07/2020 15:05
Atualizado
13/07/2020 15:07

Entenda as diferenças nos sintomas da gripe, dengue, zika, chikungunya e covid-19

Apesar de parecidas, as doenças apresentam alguns sintomas característicos de cada uma delas, que podem ajudar o paciente a diferenciá-las. A clínica geral Cristiane Torquato explica que o ideal é observar os sintomas e procurar um médico quando eles surgirem e nunca se automedicar.
FOTO: REPRODUÇÃO

Dengue, zika, chikungunya, gripe e covid-19 possuem sintomas parecidos. Febre, tosse, coriza, dor de cabeça e de garganta podem ser inerentes a essas enfermidades. Mas algumas características podem ajudar a diferenciá-las.

No caso de contrair zika há febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, dor abdominal, diarreia, constipação e pequenas úlceras na mucosa oral.

Já na chikungunya os sintomas variam entre dor incapacitante nas articulações, febre, dor nas costas, erupções cutâneas, fadiga, náuseas, vômitos, dor de cabeça e dores musculares.

Segundo a clínica geral do Hapvida, drª Cristiane Torquato, os sintomas das três arboviroses (dengue, zika e chikungunya), costumam durar em média sete dias, podendo se alongar a 10.

Já o coronavírus, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem um tempo de incubação de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de cinco dias.

Em relação a gripe e a covid-19, a médica alerta para alguns sintomas que são diferentes, como a falta de ar, que pode ocorrer às vezes na covid-19, mas é rara em gripes e resfriados, e a febre, comum na covid-19 e na gripe, mas rara em resfriados.

É importante frisar que não é recomendado a automedicação, ao aparecer esses sintomas procure seu médico.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário