29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
20/03/2015 16:44
Atualizado
14/12/2018 09:06

Francisco José Júnior lidera movimento em prol do RN

Ministro Gilberto Kassab disse que é municipalista e avisou ao prefeito Francisco José Junior e ao presidente da Câmara Jório Nogueira que está a disposição de Mossoró em Brasília
FEMURN

O prefeito Francisco José Junior (PSD) demonstrou força política e capacidade para transformar o Rio Grande do Norte. Reuniu mais de mil pessoas, entre prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, representantes das universidades e dos poderes judiciários e Ministério Público no Primeiro Encontro de prefeios e vereadores do RN.

Veja mais

"Quem sabe faz a hora. Não espera acontecer", diz o prefeito Francisco José

Francisco José Júnior é também presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), junto com a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM), realizou o 1º Encontro de Prefeitos e vereadores do RN.

O encontro aconteceu no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal, com a presença do governador Robinson Faria e do ministro das Cidades Gilberto Kassab.

O evento foi prestigiado também pelo senador e ex ministro Garibaldi Alves Filho, deputados federais Fábio Faria, Beto Rosado e Antonio Jácome, Walter Alves, além de deputados estaduais inclusive o presidente da Assembléia Ezequiel Ferreira.

“Estamos aqui reunidos no maior evento político já realizado no RN, unidos pela causa municipalista, em um momento em que as despesas de custeio aumentaram e todas as receitas diminuíram. Precisamos do apoio da bancada federal, para que nossos representantes em Brasília possam se sensibilizar com os problemas dos municípios, pois não existe país, Estado desenvolvido, se não tivermos municípios desenvolvidos”, destacou Francisco José Júnior.

Francisco José Junior destacou que o Rio Grande do Norte realiza no mês de maio uma nova marcha de prefeitos à Brasília. A meta é buscar mais meios de reestruturar os municípios do RN que estão enfrentando dificuldades em função das quedas no Fundo de Participação dos Municípios e principalmente em função das secas.

Fotos: Raul Pereira/FERMURN

“O município é a base da sociedade e, por isso, vamos bater na porta dos deputados e senadores, solicitando o apoio dos parlamentares nesse momento de dificuldade”, acrescentou o prefeito Francisco José Junior em seu discurso.

Fracisco José Junior disse que a partir de abril vai promover, através da FEMURN, encontros regionais para discutir as prioridades de cada região e inserindo estas demandas no orçamento do governo.

Para o gestor de Mossoró, o Orçamento Participativo é desejo do povo e um dever do gestor. Ainda durante o encontro, ele fez uma prestação de contas de sua gestão.

“Conseguimos evitar a suspensão da operação carro-pipa, promovemos a marcha de 50 prefeitos, que se reuniram com o governador Robinson e entregaram uma pauta de reivindicações, com demandas da área da saúde, segurança e seca. A luta pela sede própria da Femurn também tem recebido a nossa atenção, e destaco aqui a principal conquista do nosso mandato até agora, que é orçamento participativo”, enfatizou Francisco José Júnior.

O ministro Gilberto Kassab, das Cidades, apontou Mossoró como alvo dos investimentos do governo Federal. Destacou bem em sua fala que é um municipalista e que está a disposição dos líderes de Mossoró, no caso Jório Nogueira, presidente da Câmara, e Francisco José Junior, prefeito.

“Sou um municipalista e estou ao lado de vocês. Sei o quanto tem sido penoso para os prefeitos desenvolverem suas atividades em um período em que, infelizmente, as responsabilidades não vêm acompanhadas das receitas, mas podem contar comigo, estamos juntos nessa caminhada”, comentou o ministro, que foi agraciado ainda com o título honorífico de cidadão potiguar, concedido a partir de proposição do deputado estadual Galeno Torquato.

Robinson Faria enalteceu a parceria e enfatizou que vai correr atrás dos recursos federais para o Rio Grande do Norte. “Vocês podem contar com o governador para ser parceiro de todas as prefeituras do Rio Grande do Norte. Tenho muito orgulho de ter sido conhecido como deputado vereador, e agora estamos fazendo um governo participativo, regionalizando as nossas decisões. O diálogo é fundamental nesse processo”, comentou.

RN é o primeiro Estado do país a assinar manifesto em prol da unificação das eleições

Durante o 1º Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN , Francisco José Júnior também entregou ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, um manifesto assinado pelos prefeitos e vereadores em prol da unificação das eleições municipais e gerais. O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado do país a manifestar oficialmente esse desejo.

“Quero pedir atenção a esse pleito, que engloba a reforma política. Essa é a maior luta desta tarde, e nós queremos o apoio dos deputados e senadores. O Brasil vive um ano de crise, de muitas dificuldades, no âmbito político, administrativo e financeiro. A unificação das eleições proporcionará uma grande economia aos cofres públicos”, pontuou o prefeito, arrancando o apoio da plateia.

Com a unificação dos pleitos, o país economizaria mais de R$ 600 milhões somente em 2016, valor responsável pela realização das eleições municipais. “Não podemos deixar a discussão para depois. O Brasil está em uma profunda crise financeira e a reforma política precisa ser debatida já agora. Esse grito dos vereadores e prefeitos precisa ecoar no Congresso, em todo o Brasil”, concluiu Francisco José Júnior.

A luta da unificação das eleições é um pleito que começa a ser discutido em nível nacional e pode estender os mandatos dos atuais gestores até 2018, quando haveria uma eleição unificada para presidente, governadores e legislativo federal, estadual e municipal. A ordem desta questão está não apenas na redução significativa de gastos, mas também de uma nova perspectiva política e administrativa para o Brasil.

Com informações da Assessoria

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário