23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
ESTADO
Da redação
23/03/2015 13:03
Atualizado
13/12/2018 12:48

Maior reservatório do RN recebeu 6 cm de água no final de semana

Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves armazena até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água e está com menos de 30% de sua capacidade
Jacson

A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonsalves, responsável pelo abastecimento de mais de meio milhão de habitantes no Oeste, Seridó, Vale do Açu e Central, recebeu seis centímetros de água no final de semana, conforme informa o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que monitora o reservatório.

Pode parecer pouca água, mas não é. A Armando Ribeiro, que banha os municípios de Assu, Paraú, Itajá, São Rafael e Jucurutu, tem capacidade para armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, numa extensão de 64 km de comprimento e média de 12 de largura.

O maior reservatório de água doce do Rio Grande do Norte tem como cota de sangria a altitude de 55 metros do nível do mar. Na manhã desta segunda-feira, 23, estava com 41,72m, ou seja, um volume de 700,5 milhões de metros cúbicos de água.

Isto corresponde apenas 29,19% de sua capacidade total de armazenamento.

Sexta-feira da semana passada estava na cota 41,66 metros do nível do mar.

No começo da manhã desta segunda-feira (23) o nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves estava na cota 41,72 m, com um volume de 700,5 milhões de metros cúbicos, que corresponde a 29,19% da capacidade máxima do reservatório.

A Barragem Armando Ribeiro recebe água do Alto Sertão da Paraíba, Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte. Devido as suas dimensões, só chega água para enchê-la mesmo quando o Açude de Coremas (1,3 bilhão de metros cúbicos), na Paraíba, sangra.

Igualmente importantes ao abastecimento humano e animal, os reservatórios de Pau dos Ferros, Apodi, Caicó, Acari tomaram pouca água até o momento. Na região do Médio, os pequenos reservatórios nas cidades de Campo Grande e Triunfo Potiguar já estão transbordando.

A previsão é de chuva forte para o Oeste do RN

Com capacidade máxima para armazenar 24 milhões de metros cúbicos de água, o Açude do Pataxó, em Ipanguaçu, aumentou três metros em sua lâmina de água, em função das fortes chuvas neste final de semana na região Central. Se as chuvas continuarem, deve começar a transbordar ainda nesta terça-feira, 24. Falta somente 1,9 metro.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário