20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ESTADO
Da redação
24/03/2015 12:10
Atualizado
13/12/2018 04:40

Sesap reúne municípios para ações de combate a dengue

Uma parceria com a Cruz Vermelha pode ser uma das alternativas para as ações no RN
Assessoria/Governo do RN

Os representantes dos municípios da Grande Natal se reuniram na manhã desta terça-feira, 24, com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para discutir as atividades de prevenção e controle da dengue nessa região. Uma outra medida a ser adotada pelo Governo do Estado é uma parceria com a Cruz Vermelha.

Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde estão, a capacitação de agentes de endemias, visitas aos municípios para prestar apoio técnico, além de visitas aos municípios de Currais Novos, Natal, Acari, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Bodó e Cerro Corá, que estão recebendo a operação de UBV (carro fumacê).

Segundo o Secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, uma parceria com a Cruz Vermelha pode ser importante para essa “guerra” contra a dengue.

De acordo com Stella Leal, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, o Governo do Estado está atuando no monitoramento, apoio e estímulo às ações de controle da dengue em cada município.

“O nosso objetivo com essa reunião é, mais uma vez, chamar a atenção para a grande subnotificação de casos e ver qual a programação de cada município no controle vetorial, com a atuação dos agentes comunitários de endemias”, disse.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara Alves “a utilização do UBV é importante, mas é um paliativo. É preciso controlar as formas imaturas do mosquito e aproveitar para eliminá-los no criadouro, quando estão concentrados, num ambiente restrito e vulneráveis”, explicou a coordenadora.

Durante a reunião, estiveram presentes técnicos das equipes técnicas de vigilância epidemiológica, atenção básica, educação e comunicação, e controle vetorial dos municípios de São Gonçalo, Extremoz, Parnamirim, Natal e Ceará-Mirim.

Nesta quarta-feira, 25, será realizada mais uma reunião para discutir o combate à dengue no RN. Desta vez, o objetivo é estreitar a comunicação entre os representantes da Cruz Vermelha e o Secretaria de Saúde do RN.

 

Veja mais:


 

RN registra mais de 5 mil casos de dengue em 2015, diz Sesap

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário