Um carro foi arrastado por uma enxurrada após o rompimento de uma açude/barragem na noite de quarta-feira (20), próximo a entrada que dá acesso à cidade de São Rafael na BR-304, no Vale do Açu. Ninguém ficou ferido.
Além de ter arrastado o carro, com cinco pessoas dentro, a enxurrada não danificou a pista, segundo a Polícia Rodoviária Federal, porém, segundo a CAERN, rompeu a adutora Sertão Central, sendo necessário suspender o abastecimento das cidades da região Central para substituir o trecho do duto.
Dentro do veículo estavam cinco pessoas uma família (pai, mãe e filho), além de outro casal, que seguiam pela BR 304 quando a força da água avançou sobre a estrutura de uma ponte que fica na altura do quilômetro 127 da rodovia, e danificou parte da estrutura lateral. O carro foi arrastado, saiu da pista e só parou vários metros depois, quando bateu em uma carnaúba.
Os militares do corpo de bombeiros de Mossoró foram acionados para realizar o resgate, mas ao chegar no local a família já tinha sido resgatada do veículo.
Segundo informações do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater), a enxurrada teria sido provocada pela sangria de um açude que leva água para o açude Pataxó, em Ipanguaçu.
A sangria do açude, somando com a sangria de outros na região Central, aumenta a preocupação com o risco de inundação da cidade de Ipanguaçu. É que historicamente, quando o Açude do Pataxó, que recebe esta água, sangra com lâmina de 90cm, inunda 70% da cidade de Ipanguaçu.