29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
04/05/2022 18:11
Atualizado
04/05/2022 18:11

HRTM realiza nova captação de órgão; procedimento é o 38º desde a reabertura da CIHDOTT

A captação foi feita na tarde desta quarta-feira (4), em uma paciente do sexo feminino, de 35 anos, que estava internada na unidade de terapia intensiva do hospital. Foi captado hoje um fígado, enviado para transplante no Distrito Federal. O Hospital Regional Tarcísio Maia é um dos mais atuantes do Nordeste nessa área da saúde pública, seguindo todas as normas do protocolo desenvolvido pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO.
FOTO: CEDIDA

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) realizou, na tarde desta quarta-feira (4), a sexta captação de órgãos neste ano, sendo a primeira do mês de maio.

A captação foi feita em uma paciente do sexo feminino, de 35 anos, que estava internada na unidade de terapia intensiva do hospital.

Uma equipe médica formada pelos Drs. Cezar Brito (cirurgião urologista), Felipe Salviano (cirurgião geral) e Rodolfo Silveira, anestesiologista, fizeram a captação do fígado da paciente, que foi enviado para Brasília – Distrito Federal.

A equipe cirúrgica contou com a participação das enfermeiras Talita Torres, a Organização a Procura de Órgãos – OPO, Susana Cantídio e Tathiane Paloschi, da

Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do

HRTM, e Zuzete Medeiros, técnica de enfermagem, e com apoio da psicóloga Symone

Florentino e da assistente social Telma Belém, da CIHDOTT.

Segundo Telma Belém, a captação de hoje foi a trigésima oitava desde a reabertura da CIHDOTT do HRTM, em 2016.

Com base neste número, o hospital se torna um dos mais atuantes do Nordeste nessa área da saúde pública, seguindo todas as normas do protocolo desenvolvido pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário