23 NOV 2024 | ATUALIZADO 10:26
SAÚDE
20/01/2023 15:30
Atualizado
20/01/2023 15:30

Saúde nas férias: pediatra incentiva o check up, antes do período letivo

Conforme o pediatra Dr. Maurício Cavalcante do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, o check up é importante porque ajuda na identificação de doenças que usualmente não apresentam manifestações clínicas, facilitando o tratamento precoce de quadros que podem ser prejudiciais aos pequenos; confira as dicas.
Saúde nas férias: pediatra incentiva o check up, antes do período letivo . Conforme o pediatra Dr. Maurício Cavalcante do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, o check up é importante porque ajuda na identificação de doenças que usualmente não apresentam manifestações clínicas, facilitando o tratamento precoce de quadros que podem ser prejudiciais aos pequenos; confira as dicas.
FOTO: REPRODUÇÃO

A saúde das crianças é algo que não tira férias, por isso o início do ano é o momento ideal para que os pequenos realizem os exames de rotina. O tempo livre é dedicado tanto para a diversão, como para os cuidados com a saúde.

Os exames podem ajudar no diagnóstico de doenças e na avaliação das vitaminas necessárias para o bom metabolismo da criança.

Conforme o pediatra Dr. Maurício Cavalcante do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, o check up é importante porque ajuda na identificação de doenças que usualmente não apresentam manifestações clínicas, facilitando o tratamento precoce de quadros que podem ser prejudiciais aos pequenos.

“Alguns exames de rotina são usualmente feitos nas crianças, dentre eles: hemograma completo, glicemia de jejum, lipidograma, parasitológico de fezes, sumário de urina, dosagem de ferro, vitamina D e creatinina. A avaliação destes exames é extremamente importante para a saúde das crianças” pontuou Dr. Maurício.

No período de férias, os cuidados de saúde devem ser reforçados, isso porque as crianças passam mais tempo em casa.

Os pequenos devem ter no mínimo sete horas de sono, evitando dormir e acordar tarde, os responsáveis precisam prezar pela alimentação no horário correto, com uma alimentação balanceada com proteínas, fibras, carboidratos, e cuidadosa hidratação. Importante também não permitir exposição prolongada ao sol, evitando o horário de pico, entre 11 e 16 horas.

“A atenção dos responsáveis, a qualquer alteração clínica da criança é fundamental para a preservação da saúde e bem-estar dos filhos, proporcionando tranquilidade ao período de férias. Qualquer sinal de anormalidade deve ser comunicado ao médico”, recomendou o pediatra.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário