28 NOV 2024 | ATUALIZADO 22:50
POLÍCIA
ANNA PAULA BRITO
17/05/2023 17:00
Atualizado
17/05/2023 18:21

“Tem 100 vezes a potência de um canabinoide natural”, diz perito sobre a “droga zumbie”

Cerca de 190 pinos do que parece ser a droga K9 foram apreendidos pela Delegacia de Narcóticos de Mossoró, nesta terça-feira (16), em uma encomenda que havia sido enviada por meio dos correios. O perito e toxicologista Clélio Soares, explicou que se trata de um canabinoide sintético que entrou no Brasil e já se popularizou, principalmente devido ao baixo custo. Ela faz com que os usuários entrem em um quadro abrupto de sintomas, que podem levar a alucinações e parada cardíaca. “Então é um problema de saúde pública, se realmente essa droga estiver circulando por aqui”, disse”, O material apreendido foi encaminhado para que a perícia possa confirmar se realmente se trata da “droga zumbie”.
“Tem 100 vezes a potência de um canabinoide natural”, diz perito sobre a “droga zumbie” . Cerca de 190 pinos do que parece ser a droga K9 foram apreendidos pela Delegacia de Narcóticos de Mossoró, nesta terça-feira (16), em uma encomenda que havia sido enviada por meio dos correios. O perito e toxicologista Clélio Soares, explicou que se trata de um canabinoide sintético que entrou no Brasil e já se popularizou, principalmente devido ao baixo custo. Ela faz com que os usuários entrem em um quadro abrupto de sintomas, que podem levar a alucinações e parada cardíaca. “Então é um problema de saúde pública, se realmente essa droga estiver circulando por aqui”, disse”, O material apreendido foi encaminhado para que a perícia possa confirmar se realmente se trata da “droga zumbie”.
FOTO: DIVULGAÇÃO

O perito e toxicologista Clélio Soares, do Itep, explicou os efeitos da droga K9, conhecida como “droga zumbie”, por conta dos efeitos que provoca nos usuários. Cerca de 190 pinos, do que parece ser o entorpecente, foram apreendidos pela Delegacia de Narcóticos de Mossoró, nesta terça-feira (16).

O material estava em uma encomenda, recebida via correios. A apreensão aconteceu no conjunto Jardim das Palmeiras, no bairro Dom Jaime Câmara. Também foi apreendido um kg de cocaína. Duas pessoas foram presas.

De acordo com o perito, o K9, K2 e K4 são conhecidos como canabinoides sintéticos e fazem parte de novas substâncias psicoativas que entraram no Brasil e já se tornaram comuns em muitos estados, principalmente em São Paulo.

“A K9 é tida hoje como o craque do futuro, devido a alta potência e o preço, porque ela é barata. Então uma droga dessas, que tem 100 vezes a potência de um canabinoide natural, extraído da maconha, faz com que esses indivíduos entrem em um quadro muito abrupto de sinais e sintomas, que podem levar a alucinação, parada cardíaca. Então é um problema de saúde pública, se realmente essa droga estiver circulando por aqui”, disse o perito.

Ainda segundo Clélio Soares, o material apreendido em Mossoró será encaminhado para um laboratório de Natal, que tem um equipamento específico para determinar a estrutura molecular da substância e identificar se realmente se trata de um canabinoide e, em caso positivo, qual tipo seria.

“Só pra você ter uma ideia, são 324 canabinoides sintéticos que já foram mapeados pelos órgãos de segurança pública, para poder dizer se esse canabinoide é realmente o K9, se é o K2, se é realmente essa droga. Então vai ser periciado para efetivamente dizer”.

O especialista ainda reforçou o cuidado que os peritos devem ter com relação ao manuseio da substância, visto que se realmente se tratar da K9, levando em consideração sua alta potência, caso seja manipulada sem o devido cuidado, pode levar a um quadro de intoxicação.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário