28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MUNDO
Da redação
10/04/2015 18:34
Atualizado
13/12/2018 00:05

Médicos planejam primeiro transplante de cabeça da história

Segundo informa o médico cirurgião italiano que lidera o procedimento, o objetivo é colocar a cabeça de uma pessoa em outro corpo.
Divulgação

Um procedimento cirúrgico jamais realizado na história poderá revolucionar a medicina no mundo. O primeiro transplante de cabeça em seres humanos já está sendo planejado e deverá acontecer em breve.

Segundo informa o médico cirurgião italiano que lidera o procedimento, Sergio Canavero, o objetivo é colocar a cabeça de uma pessoa em outro corpo.

O paciente que passará pela cirurgia é o russo Valery Spiridonov, de 30 anos.

Ele sofre da Doença de Werdnig-Hoffman, uma atrofia da medula espinhal que provoca enfraquecimento muscular, e que ainda não tem cura.

De acordo com Canavero, uma equipe médica de mais de 150 pessoas está sendo montada para a realização do procedimento cirúrgico, que deverá durar 36 horas ao todo.

Procedimento


Durante o procedimento, a cabeça de Spiridonov será resfriada, para desacelerar a taxa de decomposição de suas células. Em seguida, as veias e artérias do pescoço serão ligadas a máquinas que manterão o fluxo de sangue na cabeça durante o transplante. A medula espinhal será então rompida e preparada para encaixe no novo corpo.

Serão utilizadas injeções de polietileno glicol para auxiliar na fusão dos tecidos conjuntivos e células. Por último, os músculos, nervos, artérias e veias da cabeça de Spiridonov serão conectados ao novo corpo. A recuperação pós-operatória deve levar até um ano, segundo os médicos.

“Os riscos são enormes”, informa o cirurgião Canavero. Segundo os médicos, o procedimento é complexo e o corpo pode rejeitar a nova cabeça, como aconteceu em testes experimentais em 1970, com um macaco.

Na época, o animal viveu apenas oito dias e morreu. Entretanto, a evolução da medicina desde à época aumenta a expectativa de sucesso da cirurgia.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário