28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
MUNDO
Da redação
09/06/2017 12:51
Atualizado
14/12/2018 08:53

Cineasta que percorreu 16 cidades do NE para contar história de Lampião faz palestra em Mossoró

Silvio Coutinho é autor de "Chapéu Estrelado", entre outros documentários do mesmo segmento. Palestra que ocorrerá dia 13 de junho, detalhará os caminhos trilhados por Lampião até a invasão a Mossoró.
O cineasta Silvio Coutinho estará em Mossoró no próximo dia 13 onde vai detalhar  o documentário "Chapéu estrelado", que conta os caminhos trilhados pelo cangaceiro Lampião no Rio Grande do Norte. Além da invasão a Mossoró no ano de 1927, o documentário conta detalhes de quando Lampião passou pelas cidades de Apodi, Felipe Guerra, Luís Gomes , Martins, Antônio Martins e Marcelino Vieira.

A palestra, intitulada "O subjetivismo histórico na tela: O documentário Chapéu estrelado como registro dos caminhos de Lampião no RN", e começa a partir das 17h na Estação das Artes. 

Silvio Coutinho realizou o documentário Chapéu Estrelado em maio de 2015 e por 10 dias percorreu mais de 1.000 quilômetros nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, reconstituindo os passos do grupo de Lampião na região. 
Dez horas de filmagens resultaram num documentário de 90 minutos que deverá ser lançado no Estado no final do ano.  Na palestra, Silvio Coutinho exibirá o making-off do filme que constitui numa seleção de cenas filmadas e double full HD (4K) com qualidade de nitidez superior. A palestra é aberta ao público. 

Além da cidades potiguares, o cineasta viajou para o Ceará e Paraíba. 

Cineasta
Diretor, produtor e roteirista, o cineasta mineiro Silvio Coutinho está radicado no Rio de Janeiro desde 1996. Com dezenas de curtas, médias e videoclipes no currículo, seu longa de estreia “Remissão”, fotografado por Dib Lutfi e protagonizado por Léa Garcia e Imara Reis, foi selecionado para importantes festivais, como Bogocine, Calcutá e Mostra de Cinema de São Paulo, FestNatal, entre outros.  Dirigiu ainda “Dias Amargos”, longa premiado no FestNatal 2009 (Léa Garcia como melhor atriz e Camila Cohen como coadjuvante), “O Mão de Luva” (documentário de 70 minutos sobre o lendário bandoleiro do século 19), e seu último filme é “Chapéu Estrelado”, com argumento e roteiro de Iaperi Araújo e produção executiva de Valério de Andrade (90 minutos, documentário sobre Lampião e a invasão de Mossoró). 

Sinopse
Ano: 1927. Lampião, aliado ao jagunço potiguar Massilon Benevides e ao poderoso Coronel cearense Isaías Arruda, tramam a invasão da rica cidade de Mossoró.
Este documentário reúne depoimentos de pessoas que conviveram diretamente com Lampião, algumas na casa dos cem anos, e dos descendentes das vítimas dessa campanha do cangaceiro, além de revisitar em 13 dias, 16 cidades que estão nessa jornada, que começou no Ceará, depois Paraíba e finalmente o Rio Grande do Norte.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário