25 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:49
SAÚDE
16/07/2019 16:42
Atualizado
16/07/2019 16:42

Suspensão de contratos poderá deixar pacientes com câncer e diabetes sem medicação

Nas última três semanas, o Governo Federal suspendeu contratos com 7 laboratórios e 19 medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS deixarão de ser produzidos. O Ministério da Saúde também não está comprando medicamentos como soro antirrábico e antiofídico, causando uma crise de desabastecimento nos estados.
O presidente da Bahiafarma e da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Ronaldo Dias, disse que os laboratórios já estão tratando as parcerias como suspensas.
FOTO: AGÊNCIA O GLOBO

O Ministério da Saúde suspendeu, nas últimas 3 semanas, contratos com 7 laboratórios públicos nacionais para a produção de 19 medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a medida, mais de 30 milhões de pacientes que dependem desses medicamentos para tratamentos de doenças como câncer e diabetes deixaram de receber a medicação.

Os medicamentos produzidos pelos laboratórios que tiveram os contratos encerrados são fornecidos com valor 30% menores do que os de mercado.

Os laboratórios produtores são públicos e federais. Entre eles estão Biomanguinhos, Butantã, Bahiafarma, Tecpar, Farmanguinhos e Furp.

Em nota, o Ministério da Saúde negou que os contratos com os laboratórios tenham sido interrompidos. A pasta afirmou que se trata de um "ato de suspensão" e que, por isso, tem efeito por um "período transitório".

A pasta diz também que os laboratórios públicos podem apresentar "medidas para reestruturar o cronograma de ações e atividades".

O presidente da Bahiafarma e da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Ronaldo Dias, disse, no entanto, que os laboratórios já estão tratando as parcerias como suspensas.


DESABASTECIMENTO

O Ministério da Saúde também não tem garantido a compra de Soro Antirrábico e Antiofídicos para tratamento pessoas atacadas por animais que podem transmitir a raiva ou por animais peçonhentos.

A medida tem causado uma crise de desabastecimento em todo o país. No Rio Grande do Norte o estoque de soro antirrábico está zerado e o de antiofídicos encontra-se em estado crítico.

De acordo com a pasta, os medicamentos não estão sendo repassado por problemas com os laboratórios produtores que devem se adequar e cumprir as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Enquanto isso, as secretarias de saúde dos estados fazem campanha de prevenção, mas para que a população tome cuidado com os animais transmissores dessas doenças, visto que não há como tratá-la em caso de acidentes.

Veja mais:

Estoque de soro antirrábico está zerado no Rio Grande do Norte



Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário