A partir desta segunda (27), as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativações de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz em mais 347 municípios.
Ao todo, 19,5 milhões de brasileiros, 9,1% da população, serão beneficiados. No Rio Grande do Norte, o sinal foi liberado para as cidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Extremoz, Nísia Floresta, Goianinha, Monte Alegre, Arês, Ielmo Marinho, Vera Cruz, Maxaranguape e Bom Jesus.
A Anatel divulgou a lista (Acesse aqui) com a relação dos municípios com código IBGE, população e quantidade mínima de estações que deverão ser implementadas pelas prestadoras nos prazos de edital ou conforme estratégia de cada uma.
Até o momento, o país já conta com 487 municípios liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. Com isso, até o momento, a população destas cidades totaliza 86 milhões de brasileiros, 40% da população.