Campanhas educativas de conscientização sobre a segurança no transito, também fazem parte do trabalho dos profissionais da 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário do Rio Grande do Norte (CIPRV2). O PROJETE, leva a crianças das escolas públicas e privadas, ações de educação no transito com objetivo tornar os alunos multiplicadores destes conhecimentos em suas residências e assim reduzir acidentes de trânsito no RN.
Em entrevista ao Jornal Mossoró Hoje nas Ondas do Rádio desta quinta-feira (02), o Major Emerson Mendes. Comandante do CIPRV1, falou sobre o trânsito na região, em especial em cidades como Baraúnas e Caraúbas, que acontecem acidentes com frequência e também sobre a ação do Projete, que realiza atividades preventivas e simulações que contribuem com a conscientização da educação no transito.
“Nós temos o PROJETE, um projeto que trabalha a educação exatamente com os futuros condutores nas escolas. Nós temos instrutores capacitados pra transmitir para aquelas crianças geralmente de cinco a dez anos de idade, de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais noções de transito e trabalhando principalmente essa parte de educação no transito. Nós já formamos mais de 4 mil alunos”, afirmou o Major.
Durante as atividades educativas, são apresentados aos estudantes, geralmente conhecimentos na área da legislação de trânsito. Além disso, as crianças participam de simulações em faixas de pedestres, confeccionam cartazes e placas de sinalização e produzem veículos de papelão que ajudam no processo de aprendizagem para formação de cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações no trânsito.
Os cuidados com os equipamentos de proteção tais como cinto de segurança, capacetes, cadeirinhas para bebês e o alerta para a não mistura de álcool com direção, também fazem parte da ação.
De acordo com o Major Mendes, os diretores interessados devem entrar em contato com o CIPRV1 e solicitar a realização do Projete nas suas escolas.
“Nós estamos à disposição, a escola pode nos procurar que nós iremos com toda nossa equipe executar esse projeto”, finalizou.