08 JAN 2025 | ATUALIZADO 09:21
MUNDO
07/01/2025 10:08
Atualizado
07/01/2025 10:09

Adesão da Indonésia marca primeira expansão do BRICS sob a presidência brasileira

A entrada oficial da Indonésia como membro pleno do BRICS foi anunciada pelo Brasil, nesta segunda-feira (6). A adesão do país foi aprovada na Cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023, e formalizada após a formação do novo governo do país, que aguardou a conclusão das eleições presidenciais em 2024 para confirmar o interesse. Esta é a primeira expansão do grupo sob a presidência brasileira, iniciada em 1º de janeiro.
Adesão da Indonésia marca primeira expansão do BRICS sob a presidência brasileira. A entrada oficial da Indonésia como membro pleno do BRICS foi anunciada pelo Brasil, nesta segunda-feira (6). A adesão do país foi aprovada na Cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023, e formalizada após a formação do novo governo do país, que aguardou a conclusão das eleições presidenciais em 2024 para confirmar o interesse. Esta é a primeira expansão do grupo sob a presidência brasileira, iniciada em 1º de janeiro.

O Brasil anunciou nesta segunda-feira (6) a entrada oficial da Indonésia como membro pleno do BRICS, marcando a primeira expansão do grupo sob a presidência brasileira, iniciada em 1º de janeiro.

A adesão do país foi aprovada na Cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023, e formalizada após a formação do novo governo do país, que aguardou a conclusão das eleições presidenciais em 2024 para confirmar o interesse.

Em nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, o governo saudou a entrada do país no agrupamento, destacando a Indonésia como “da maior economia do Sudeste Asiático”, bem como o alinhamento aos objetivos do BRICS.

“A Indonésia partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do BRICS, que tem como lema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, salienta o documento.

Com a entrada do país, o BRICS conta agora com onze membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário