19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
POLÍTICA
Hermes Castro
11/04/2015 15:16
Atualizado
13/12/2018 04:43

Barack Obama e Raúl Castro iniciam encontro histórico no Panamá

O encontro abre o caminho para a normalização de relações entre os dois países, algo que pareceu impensável para gerações de americanos e cubanos
Internet

O presidente americano, Barack Obamam e o presidente cubano, Raúl Castro, realizaram neste sábado, 11, a primeira reunião formal entre líderes dos EUA e de Cuba em mais de meio século.

O encontro abre o caminho para a normalização de relações entre os dois países, algo que pareceu impensável para gerações de americanos e cubanos.

Em uma pequena sala de reunião no centro de convenções da Cidade do Panamá, Obama e Raúl se sentaram lado a lado em uma tentativa de dar novo impulso ao esforço de restaurar as relações diplomáticas.

Embora reconhecendo que ainda há diferenças significativas entre os dois governos, Obama disse que queria "virar a página" em relação a antigas divisões.

"Esse é obviamente um encontro histórico", disse Obama logo após se sentar. "Acreditava que era o momento de tentar algo novo, que era importante para nós nos engajar com o governo cubano".

Raúl disse ao presidente dos EUA que estava pronto para discutir questões sensíveis, incluindo direitos humanos e liberdade de imprensa. "Tudo pode estar na mesa". Ele, porém, fez a ressalva de que os dois países "concordaram em discordar".

"Temos a intenção de avançar da forma como o presidente descreveu", disse Raúl.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário