Erguido no período medieval num ponto estratégico do Rio Shannon, região Central da Irlanda, o castelo de Athlone foi construído pelo bispo irlandez John de Gray Norwich, para o Rei John.
Sua função inicial, segundo o pouco que se sabe, era essencialmente militar, ou seja, para promover a defesa das regiões que atualmente são os condados de Limerick e Clare.
Embora não seja o primeiro castelo a ser construído em Athlone, este castelo resistiu como nenhum outro. Ele incorpora elementos do castelo de 1.210, juntamente com várias adições e alterações que foram feitas em resposta aos avanços da guerra.
Possui muitas das características de uma fortificação napoleônica, pois foi remodelada durante esse período para defender o ponto de passagem do Shannon.
Ao longo dos séculos foi o núcleo do assentamento anglo-normando; um reduto das famílias locais rivais (Dillons e os O'Kelly's); a sede do Tribunal de Reivindicações; a residência do presidente de Connaught e a fortaleza jacobita durante os cercos de Athlone.
Permaneceu uma fortaleza da guarnição militar por quase trezentos anos.
Em 1.922, quando as tropas do Estado Livre tomaram o Quartel de seus colegas britânicos, eles orgulhosamente hastearam o tricolor de um mastro temporário para o deleite da maioria dos habitantes da cidade.
Em 1967, a “Old Athlone Society” estabeleceu um museu no castelo com uma série de exposições relacionadas a Athlone e seus arredores e também à vida folclórica no distrito.
Dois anos depois, quando os militares deixaram o castelo, foi entregue ao Gabinete de Obras Públicas e a torre de menagem central tornou-se Monumento Nacional, recebendo muitas visitas nos períodos de férias escolares, que coincide com o verão (www.athlonecastle.ie).