28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MUNDO
COM INFORMAÇÕES DO G1/REUTERS
12/07/2022 10:09
Atualizado
12/07/2022 10:09

Foguete da SpaceX explode durante teste de solo, no Estados Unidos

O caso aconteceu nesta segunda-feira (11), na fábrica da empresa, localizada no sul do Texas. Não houve feridos. O foguete Starship é o veículo de lançamento que está no centro das ambições do bilionário Elon Musk para tornar as viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras. Nas redes sociais, o magnata comentou sobre o acidente. "Sim, na verdade não é bom. A equipe está avaliando os danos. No futuro, não faremos um teste de partida com todos os 33 motores de uma vez”, afirmou Musk no Twitter.
FOTO: REPRODUÇÃO/ NASA SPACEFLIGHT

Um foguete de propulsão desenvolvido pela SpaceX para a espaçonave Starship de última geração pegou fogo durante teste de solo na segunda-feira (11), no sul do Texas, Estados Unidos. Não houve feridos.

O teste estava sendo transmitido ao vivo pelo canal NASA Spaceflight. Na imagem, é possível ver o momento que a base do foguete é tomada pelas chamas após a explosão. A câmera de vídeo que registrava o teste até chega a balançar.

O foguete Starship é o veículo de lançamento que está no centro das ambições do bilionário Elon Musk para tornar as viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras.

Nas redes sociais, o magnata comentou sobre o acidente. "Sim, na verdade não é bom. A equipe está avaliando os danos. No futuro, não faremos um teste de partida com todos os 33 motores de uma vez”, afirmou Musk no Twitter.

Segundo a agência Reuters, a falha ocorreu no meio de uma campanha de testes de fogo estático de um dia do booster, equipado com uma série de 33 motores Raptor para uso em um próximo voo de teste orbital.

No início do ano, Musk chegou a falar que o primeiro voo orbital do Starship poderia ser ainda este ano e enumerou os primeiros projetos para o foguete: lançamento de satélites e missões à Lua, entre elas uma privada, com o bilionário japonês Yusaku Maezawa a bordo.

Questionada pela Reuters, a SpaceX não comentou sobre a explosão. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) também não informou se investigará a explosão.

No final de 2020 e início de 2021, a SpaceX perdeu quatro protótipos da própria nave estelar em uma série de lançamentos de teste de alta altitude quando as tentativas de pouso de retorno terminaram em explosões. O protótipo Starship fez o primeiro pouso seguro em maio de 2021.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário