18 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:44
MUNDO
Da redação
13/07/2016 07:57
Atualizado
12/12/2018 18:23

Cresce número de HIV em algumas partes do mundo

No Brasil, novas infecções por HIV entre adultos subiram 4% nos últimos cinco anos. Sozinho, o país responde por 40% de todos os novos casos na América Latina.
Agência Brasil

Depois de anos com o número de casos de AIDS estabilizados em todo o mundo, relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids revela, que, nos últimos cinco anos, os números em algumas regiões do planeta voltaram a subir.

O documento mostra que, enquanto progressos significativos têm sido alcançados para prevenir novas infecções entre crianças (os casos caíram 70% desde 2001 e permanecem em declínio), o cenário entre adultos é alvo de preocupação por parte das Nações Unidas. A estimativa é que 1,9 milhão de adultos foram infectados pelo HIV anualmente ao longo dos últimos cinco anos.

De acordo com o relatório, entre 2010 e 2015 a Europa Oriental e a Ásia Central verificaram aumento de 57% em novas infecções pelo vírus em adultos. O Caribe, após anos de redução no número de casos, identificou aumento de 9%, enquanto no Oriente Médio e Norte da África o aumento chegou a 4% no mesmo período. Na América Latina, os números subiram 2%.

Brasil                                                                                

No Brasil, novas infecções por HIV entre adultos subiram 4% nos últimos cinco anos. Sozinho, o país responde por 40% de todos os novos casos na América Latina e o Caribe por 41% de todos os novos casos registrados em sete nações latino-americanas: Argentina, Venezuela, Colômbia, Cuba, Guatemala, México e Peru.

Os dados revelam que, em 2010, o Brasil registrava 43 mil novas infecções por HIV entre adultos, contra 44 mil novos casos identificados em 2015.

Da Agência Brasil

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário